Aconteceu no dia 21 de fevereiro, mais uma reunião do Departamento Nacional de Ar-condicionado Automotivo e Agrícola da ABRAVA – Associação Brasileira, Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação, Aquecimento. Na pauta assuntos relacionados ao segmento, como o escopo de atuação do DN, planos de trabalho para 2020, Febrava 2021, normalização do setor, novas tecnologias, entre outros assuntos.

De acordo com o presidente do DN, Sérgio Eugênio, engenheiro mecânico e diretor da Super Ar, Centro técnico especializado em climatização veicular. “As palestras foram importantes para entendermos como poderá ocorrer as mudanças no sistema de climatização dos veículos brasileiros com o novo fluido refrigerante R1234yf, e como foi implementado na Europa e nos E.U.A. Assim como, também pudemos conferir a importância da utilização de ferramentas e equipamentos adequados baseadas em normas técnicas”.

Na programação, além da pauta de assuntos gerais: Paulo Neulaender, diretor de MKT da ABRAVA, e membro do DN do Meio Ambiente apresentou um panorama geral da substituição de Fluidos Refrigerantes; Demetrius Guimarães da Koura(Klea) no Brasil falou sobre Perspectivas Técnicas e Ambientais do 134 e 1234 YF; André Oliveira da Mastercool apresentou Produtos e Ferramentas Automotivas no Brasil; e, Carlos da Chemours falou sobre o fluido refrigerante HFO yf 1234.

Cerca de 30 profissionais participaram da reunião, que contou com a honrosa presença do Sr. Roberto Prochaska, pioneiro no setor do ar condicionado automotivo, sendo a primeira oficina a atuar no Brasil em 1964.

A próxima reunião do DN ficou agendada para o dia 24 de abril, ocasião que será discutido o registro do óleo PAG para importador e a sua comercialização, além de, a sequência de palestras das empresas associadas convidadas Royce, K11 e Chemours.

Mais informações sobre a ABRAVA e o trabalho desenvolvido pelo grupo no www.abrava.com.br.

Por momento comunicação