No dia 21 de junho, aconteceu a cerimônia de formatura de 168 alunos dos Cursos Técnicos de Análises Químicas, Eletrônica e de Informática para Internet (semipresencial) da Escola SENAI Fundação Zerrenner e do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves conduzida pelo Professor Eduardo Macedo Ferraz e Souza, Diretor das duas Escolas SENAI.

Na ocasião representantes da ABRAVA  e SINDRATAR SP e do CRQ 4ª. região fizeram parte da solenidade. São eles: Conselho Regional de Química – 4ª Região ao setor estiveram presentes, entre eles: Pedro Evangelinos (presidente do conselho Consultivo do SENAI SP,  presidente do Conselho de Administração da ABRAVA e Presidente do SINDRATAR SP); e Samoel Vieira de Souza (Vice-Presidente do SINDRATAR-SP e Diretor de Relações Internacionais ABRAVA),  e em especial nesta ocasião, paraninfo dos formandos de Refrigeração e Climatização da Escola SENAI; e, Hans Viertler (Presidente do Conselho Regional de Química – 4ª Região), paraninfo dos formandos de Análises Químicas, Eletrônica e de Informática para Internet, da Escola SENAI Fundação Zerrenner e Oscar Rodrigues Alves.

Esse ano, a Escola SENAI “Fundação Zerrenner” completou 20 anos do início de suas atividades sua inauguração, já formou cerca de 13 mil profissionais. E, a Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves” completou 74 anos da sua inauguração. É uma escola antiga, uma das primeiras do estado, inaugurada em 1949, já formou cerca de 275 mil profissionais. As escolas têm como premissa buscar sempre a melhoria dos seus processos e atendimento às exigências do mercado, para que possam atingir a sua missão que é a formação profissional nas áreas de Análises Químicas, Eletrônica, Informática para Internet e Refrigeração, aliada a preocupação dos formandos na inserção no mundo do trabalho e com a formação do homem integral.

Em suas palavras, o Eng. Samoel Vieira de Souza, paraninfo da turma de Refrigeração e Climatização, chamou a atenção dos formandos para as transformações que o mundo empresarial vem sofrendo com as ferramentas disponíveis, com a Inteligência Artificial e Internet das Coisas, e como nosso setor tem muito a aproveitar e a contribuir com a “ESG”, sigla que vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, destacando a importância da Governança que está muito ligada ao Social e ao Ambiental, por ser ela quem dita, orienta, fiscaliza e reporta as práticas sustentáveis da empresa.

Falou também sobre a Circularidade, pontuando que enquanto o EGS é uma ferramenta de aplicação geral, a Circularidade é mais específica, mais técnica, nos orienta no sentido de aprimorar, conectar materiais e sistemas eliminando o desperdício. Destacou que a integração de sistemas de energia com os fluxos de refrigerantes, ar e água é o nosso negócio, devemos cooperar para uma economia sustentável, para nós e para as gerações futuras, reduzindo o uso de recursos primários e reciclando tudo que for possível reciclar.

Finalizou convocando a todos para que estejam atentos e continuem se aprimorando, estudando, seja nesta escola, (SENAI Oscar Rodrigues Alves), seja nos cursos oferecidos pela ABRAVA, SINDRATAR, SMACNA ou pelos nossos fabricantes.

Mais informações a respeito das Escolas e da formatura no https://www.sp.senai.br/