Os representantes da ABRAVA, Charles Domingues e o Eng° Arnaldo Parra marcaram presença na décima-quinta edição do Demi-MS (Desafios e Oportunidades das Engenharias no Desenvolvimento Industrial do Estado de Mato Grosso do Sul) organizada pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção MS e a Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial entre os dias nos dias 11 e 12 de novembro. Durante dois dias, diversas autoridades do setor de refrigeração, ventilação, ar-condicionado e climatização se reuniram para discorrer sobre importantes temas, em um evento gratuito, voltado a engenheiros, estudantes, profissionais do setor.

A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle é exigido por lei em sistemas prediais e visa garantir a qualidade do ar dos ambientes com a finalidade de preservar a saúde de seus ocupantes. A legislação obriga que responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU executem o PMOC em edifícios públicos ou privados, ou seja, são obrigados a fazer a manutenção de seus sistemas de ar condicionado.

No primeiro dia de evento, realizado na quinta (11) foram debatidos os seguintes temas: “Qualidade do ar interior e biossegurança”, “Planejamento estratégico para viabilizar a Fiscalização coletiva do PMOC”, “Regeneração de fluidos refrigerantes”, “A importância do programa de tratamento de águas em sistemas de arrefecimento e sua relação com o PMOC”e “PMOC: fundamentos técnicos e legais”.

No segundo dia de evento, parte da programação foi dedicada a discussão dos temas: “Dificuldades relacionadas ao PMOC”, PMOC em instalações hospitalares”, “As possibilidades de empreendedorismo com o PMOC”, “Os Sistemas de HVACR em tempos de Indústria 4.0”, “Ar Seguro: revolução tecnológica na garantia da qualidade do ar” e “Sistemas de Ventilação para Renovação de Ar”.

O evento, que tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS) e MÚTUA, é realizado pela Abemec-MS e pela Fenemi. O evento pode ser conferido no canal do YouTube da Abemec-MS.