De acordo com dados do Departamento de Economia da ABRAVA os últimos dados econômicos disponíveis já não deixam dúvidas quanto ao processo de retomada da atividade econômica.

Para Guilherme Moreira, Economista da ABRAVA “A má notícia é que os preços dos insumos industriais apresentaram fortes elevações, especialmente os derivados do aço, alumínio e os químicos”.

A evolução acumulada do Índice de Preços ao Produtor do IBGE no ano 2020, que pode ser conferida no gráfico a seguir, apresenta a evolução dos custos industriais no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfico 1: Evolução do Índice de Preços ao Produtos do IBGE em 2020.

 

A forte elevação dos custos industriais gerou preocupações em alguns associados sobre possíveis elevações de tarifas de importação do alumínio.

Em pesquisa realizada junto à Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT), órgão ligado ao Ministério da Economia, apurou-se que no dia 29 de julho de 2020, a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União, a Circular no 46, de 2020, que deu início à investigação de prática de dumping  nas exportações para o Brasil de laminados de alumínio, classificadas nos subitens 7606.11.90, 7606.12.90, 7606.91.00, 7606.92.00, 7607.11.90 e 7607.19.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, originárias da China.

A SECEX confirmou em nota que há elementos suficientes que indicam a prática de dumping nas exportações da China para o Brasil do produto objeto da investigação, e de dano à indústria doméstica resultante de tal prática. Se ficar comprovado que houve mesmo a prática de dumping, os produtos chineses poderão ser sobretaxados para entrar no Brasil. O processo pode durar de 10 meses a 18 meses, mas pode ser adotada medida preventiva antes da finalização.

A investigação foi feita a pedido da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). As informações sobre o andamento do processo estão disponíveis no link abaixo a seguir.

https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/defesa-comercial-e-interesse-publico/investigacoes/investigacoes-de-defesa-comercial/laminados-de-aluminio

 

Para mais informações sobre o tema entrar em contato via email guilherme.moreira@abrava.com.br