Renovação de ar, ventilação, filtragem do ar externo, uso de novas tecnologias, climatização, cumprimento das normas para ambientes fechados são algumas das diretrizes para melhoria da qualidade do ar interno, temas esses abordados durante a VII ExpoQualindoor
Aconteceu no dia 26 de outubro, a VII EXPOQUALINDOOR que tratou do tema “Como Impactar a produtividade e o bem-estar por meio do QAI: Uma abordagem multidisciplinar”. Organizado pelo Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interior da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, o evento reuniu especialistas, profissionais que atuam em áreas relacionadas e a academia para atualização e troca de informações acerca da importância da qualidade do ar interno e o seu impacto na saúde e bem-estar das pessoas. O evento aconteceu na sede da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas-SP.
O tema qualidade do ar ganhou novos horizontes, além do universo do ar condicionado, ventilação e aquecimento, uma vez que foi reconhecida a importância para outras áreas da sociedade para garantia da qualidade do ar, seja como requisitantes dos parâmetros necessários para os ambientes, ou como provedores de soluções. Foi diante deste cenário que a comissão organizadora do evento preparou a ExpoQualindoor e a sua programação, que contou com 12 palestras multidisciplinares com renomados especialistas, entre eles profissionais da área médica, biologia, arquitetura, segurança do trabalho, engenheiros mecânicos, a academia, entre outros.
A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de: Arnaldo Basile – presidente da ABRAVA; Leopoldo Rocha Soares -Coordenador da Universidade Presbiteriana Mackenzie; André Castilho – Covisa e Marcelo Munhoz- presidente do Qualindoor da ABRAVA.
De acordo com o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, a missão da associação é a disseminação de informações para os setores representados, mas também para toda sociedade. O tema qualidade do ar interno ficou evidente durante a pandemia, e chegou para ficar, mudando o olhar para tema essencial para a vida, sob aspecto de saúde, produtividade e segurança.
O Prof. Dr. Leopoldo Rocha Soares, da Mackenzie destacou em suas palavras a importância de tratar de um assunto como este na Universidade, pois é um dos cuidados que fazem parte do dia a dia da Mackenzie, como também da necessidade de atrair os alunos do curso de engenharia para esta temática. Vale destacar que durante o evento, a qualidade do ar no auditório foi monitorada e apresentou todos os dados apurados dentro dos parâmetros exigidos pelas normas brasileiras. Esta ação faz parte do projeto de Qualidade do Ar Segurança e Saúde em Eventos idealizado pela ABRAVA, e consiste na implantação de equipamentos que em tempo real avaliem o ar, desde a temperatura, concentração de CO2 até o nível de particulado do ambiente.
A programação da ExpoQualindoor foi aberta oficialmente com a palestra magna do. Gilberto Natalini, médico e ambientalista, ex-vereador eleito por cinco mandatos por São Paulo. Natalini trouxe para o evento uma visão ampla acerca da temática proposta sob o ponto de vista médico, deixando em evidência a essencialidade para a vida ao se respirar um ar com a qualidade adequada, exemplificando com uma análise do impacto na saúde das pessoas, quando permanecem em um ambiente com o ar de má qualidade. Ele destacou ainda o Projeto de Lei 110/2012 de sua autoria, que conta com a parceria da ABRAVA, que tem por objetivo a promover o controle de qualidade do ar em ambientes internos . O PL já foi aprovado em primeira votação, e segue agora pra 2ª votação na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo.
Ainda no período da manhã, a participação de Katia Fugazza, arquiteta e representante da ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar apresentou o olhar da arquitetura e as possibilidades de tratamento da saúde através da Qualidade do Ar em Hospitais Ar. Na categoria ainda de palestrante convidado, José Possebon da ANDEST do Brasil – Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho discorreu acerca da concentração do monóxido de carbono (CO) nos ambientes e a sua implicação na saúde dos colaboradores em ambientes de trabalho.
Dentro do conceito novas tecnologias, algumas palestras técnico-comerciais foram realizadas no painel, são elas: Programa de Gestão de Qualidade do Ar Interior – Rodolfo Petroni/Conforlab; Produtividade e Bem-estar com Renovação de Ar – Marcelo Munhoz/ Sicflux; Respirando Produtividade – Manoel Gameiro/Ecoquest
Fechando o primeiro ciclo de palestras, a realização da mesa-redonda comandada por Arnaldo Parra que contou com a participação de palestrantes do período da manhã para discussão de seus pontos abordados durante palestra.
A conclusão foi que se faz necessário tratar do ar em ambientes fechados uma vez que estes possuem riscos potenciais à saúde por ser um meio para transmissão de doenças respiratórias, e diversos poluentes nocivos à saúde humana oriundos do ar externo, ou ainda gerados dentro do ambiente em si.
O painel da tarde foi aberto com a palestra do convidado, André Castilho, Biólogo e atua como na COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo, e que falou a respeito da dificuldade para a promoção da qualidade do ar interno por meio da fiscalização, destacando assim os desafios ao levar a campo essa missão não apenas como fiscal, mas de conscientização dos responsáveis pelo local fiscalizado e das pessoas de maneira geral.
A programação contou com uma palestra que demonstrou olhar diferenciado para a qualidade do ar interno em transportes coletivos. O Departamento Nacional de Ar Condicionado Automovido, representado por Constantino Mehlmann, apresentou o tema destacando o comportamento do ar interno nos transportes coletivos, e deixou o alerta que os cuidados são os mesmos. A palestra foi dividida com o Leonardo Cozac, membro do Qualindoor, e presidente do PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, que apresentou informações a respeito do comportamento da indústria automotiva que já está atenta ao movimento da importância da qualidade do ar interno em veículos , assim como destacou algumas ações em andamento para a disseminação de informações acerca do tema QAI.
A Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais da Engenharia, entidade do sistema CONFEA/CREA foi uma das patrocinadoras do evento, e foi representada por Renata Pompílio Biagio que apresentou os benefícios para profissionais da engenharia.
No quesito tecnologias, empresas do segmento AVACR apresentaram suas novidades, são elas: Sistemas de Tratamento de Ar Eficientes – Uma análise das tendências e aplicações dos equipamentos para áreas limpas – Felipe Niza /Trox ; Controle de Umidade e Eficiência Energética – Rafael Dutra/Trane; Software de Automação e controle de sistemas de ventilação e filtragem do ar – José Maurício Sampaio/Purefeel; e, Conceitos de ventiladores e sua importância no sistema de controle da qualidade do ar interno.
A mesa-redonda do período da tarde foi comandada por Francisco Pimenta, presidente do DN Empresas Consultoras e Projetistas, e contou com a participação de todos os palestrantes do período da tarde.
Para Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor, “O evento foi um sucesso e cumpriu seu objetivo ao discutir a Qualidade do Ar Interno, reunindo num único fórum renomados especialistas e com olhar multidisciplinar. O conteúdo apresentado pelos palestrantes demonstrou com clareza que esse tema impacta sim a saúde das pessoas e precisa ser o cuidado e observado no dia a dia das pessoas” .
A realização do ExpoQualindoor contou ainda com a exposição de produtos das empresas patrocinadoras: Conforlab, Ecoquest, Midea Carrier, Otam, Purefeel, Sicflux, Trane e Trox.
O evento é apoiado pelas entidades palestrantes: ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, ANDEST – Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho, MÚTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de SP; e, PNQAI – Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno.
E, apoio institucional: ABNT; ABRAFAC; ABRALIMP; ABRINSTAL; ASBRAV; Brasindoor; FAIAR; FAPRO; FEBRAVA; FEI; GRUPAS; IBF; SBCC; e, SMACNA
Confira o álbum de fotos ACESSE
Assessoria de imprensa ABRAVA
Momento Comunicação – Alessandra Lopes
alessandra@momentocomunicacao.com.br