Consulta pública – Proposta de Texto Técnico – Revisão da Norma Regulamentadora nº 13

O Comitê de Normas Regulatória da ABRAVA chama atenção para esta consulta pública, e reforça a sua importância. Vale destacar que a participação das empresas pode ser feita diretamente no site do Ministério do Trabalho até o dia 07 de novembro.

Em tempo,  aos que desejarem enviar suas considerações para o gestor do Comitê o eng° Paulo Reis até do dia 20 de outubro, as recomendações seguirão como ABRAVA,  associação de classe e de setor de negócios, o que pode elevar as considerações. O email é comitenormas@abrava.com.br.

 

Objetivo
Esta consulta pública objetiva divulgar texto técnico elaborado pelo governo como proposta para revisão da Norma Regulamentadora nº 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, visando coletar sugestões da sociedade a respeito da matéria.

Partes interessadas
Empregadores, trabalhadores, governo, profissionais de segurança e saúde no trabalho, inspeção do trabalho, sindicatos e demais entidades representativas.

Prazo  30 (trinta) dias.

Como participar da consulta?
Para cada item que se queira comentar, deverá ser inserida sugestão no ícone tipo “balão” correspondente, disponibilizado no canto direito da tela.

Poderão ser realizados comentários acerca da estrutura, da disposição e do conteúdo do texto apresentado para a revisão da NR 13. Poderão, inclusive, ser apresentadas sugestões acerca da redação dos itens e subitens específicos constantes da proposta em análise.
As sugestões devem ser objetivas, claras e precisas a fim de propiciar a devida avaliação pelo governo.

Revisão da NR 13
Em razão da publicação da Portaria SEPRT/ME n° 6.730, de 09 de março de 2020, que alterou a Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01), cuja nova redação abrange não somente as Disposições Gerais para aplicação das demais normas regulamentadoras em segurança e saúde no trabalho, mas também os parâmetros para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais pelo empregador, torna-se necessário harmonizar e atualizar todas as normas regulamentadoras face ao novo conteúdo dessa norma, caracterizada como norma geral e estruturante de todas as demais.
Dessa forma, em cumprimento ao trâmite de revisão de normas regulamentadoras estabelecido pela Portaria SEPRT/ME nº 6.399, de 31 de maio de 2021, a revisão da NR 13 foi precedida de Análise de Impacto Regulatório, divulgada no link https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/air/relatorios-de-air/seprt/strab/sit.

A partir dessa análise inicial, foi então elaborado, pelo governo, texto técnico para revisão da NR 13, que ora se disponibiliza para consulta pública. As contribuições recebidas serão analisadas pela Secretaria de Trabalho que elaborará a proposta de texto a ser encaminhada a grupo tripartite, formado por representantes do governo, de trabalhadores e empregadores, para discussão e aprovação. Ao final, o grupo tripartite encaminhará a proposta de texto final para apreciação pela Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, instância final de discussão de normas em segurança e saúde no trabalho.

 

RELATÓRIO ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO

NORMA REGULAMENTADORA Nº 13 – CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO

CONFIRA AQUI

 

Documento resumido AQUI