Renovação do Ar, Ventilação, Sistemas de Climatização são alguns tópicos que podem contribuir com a saúde das pessoas, neste momento de chegada do inverno e o aumento de casos de infectados da COVID

Com a chegada do inverno, a estação do ano que apresenta baixas temperaturas, é comum fecharmos portas e janelas. Com a desobrigação do uso de máscaras, a baixa da imunidade  devido ao tempo de proteção das vacinas e o aumento dos números de infectados com a COVID, este cenário tende a piorar, pois a maioria dos ambientes que não possuem ventilação e renovação do ar, é o alerta que o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA  faz preocupado com a nova onda de casos, com a saúde e segurança das pessoas. Neste momento, é preciso dar atenção para a qualidade do ar interno, a presença de patógenos como Sars-CoV2 ou suas variantes no ar, que pode contribuir com o aumento do número de pessoas infectadas. A solução neste momento é a ventilação mecânica.

De acordo com o Qualindoor, as pessoas ficam cerca de 90% do seu tempo em um ambiente fechado. Ainda, imagine quando os índices de umidade do ar em ambientes internos se apresentam abaixo de 40%, ocasião que prejudicam o sistema imunológico, ao mesmo tempo favorecendo a flutuação e sobrevivência dos vírus que estão suspensos no ar. Este é o cenário ocorridos na maioria dos ambientes sem ventilação adequada.

De acordo com o Eng° Leonardo Cozac, especialista em qualidade do ar na ABRAVA e presidente do PNQAI – Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno – PNQAI, “ O maior problema diante deste cenário, é que a maioria dos locais apostaram em uma solução simplista e econômica ao acharem que abrir janelas é a solução para a pandemia. A situação piora quando consideramos que a maioria das edificações do país, não foram projetadas para essa ventilação natural. Com a chegada do frio, a tendência é que as janelas sejam fechadas, levando ao aumento de contágio de diversos tipos de vírus. A solução imediata para contribuição ao atual cenário pandêmico é a ventilação mecânica para estes tipos de ambientes. Um exemplo prático para analisarmos é se observada a circulação do ar em uma cozinha, residenciais ou comerciais, pois em sua maioria possuem sistemas de exaustão mecânica (exaustor) para a diluição e retirada da fumaça do local, o raciocínio é o mesmo, ambientes internos precisam de ventilação mecânica e renovação do ar,  para diluição e circulação do ar contaminado por vírus”.

A ABRAVA recomenda às boas práticas da engenharia como contratação de empresas e profissionais qualificados para qualquer tipo de serviço, mais informações no www.abrava.com.br