O Instituto Internacional de Refrigeração (IIR, na sigla em inglês) e Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae) passaram o último ano trabalhando para estabelecer as definições de cinco termos muito comuns na área.

Depois de muitas discussões, ambas as organizações chegaram a um acordo sobre as definições de arrefecimento (cooling), refrigeração (refrigeration), resfriamento (chilling), congelamento (freezing) e cadeia do frio (cold chain).

“Era importante resolver as possíveis diferenças nessas definições entre o IIR e a Ashrae para dar maior consistência técnica [a essas palavras]”, explicou Jean-Luc Dupont, chefe do departamento de informações técnicas e científicas do IIR. Ele também acrescentou que agora é necessário alcançar uma harmonização ainda maior em âmbito internacional, a fim de determinar definições universais.

O Conselho de Ciência e Tecnologia do IIR endossou oficialmente as novas definições em 8 de fevereiro e pediu para todas as organizações e associações do setor, sejam nacionais ou regionais, adotá-las e também divulgá-las.

Para evitar confusão, as definições oficiais desses cinco termos em questão agora são:

Arrefecimento

(1) Remoção de calor, geralmente resultando em uma temperatura mais baixa e/ou mudança de fase.

(2) Redução de temperatura.

Refrigeração

(1) Resfriamento de um espaço, substância ou sistema para baixar e/ou manter sua temperatura abaixo da temperatura ambiente (o calor removido é rejeitado diante de uma temperatura mais alta).

(2) Resfriamento artificial.

Resfriamento

Resfriamento de uma substância sem congelá-la.

Congelamento

Mudança de estado líquido ou do conteúdo líquido de uma substância para a fase sólida, geralmente devido ao resfriamento excessivo.

Cadeia do frio

Série de ações e equipamentos utilizados para manter um produto dentro de uma faixa específica de baixa temperatura, desde a colheita/produção até o consumo.

 

Blog do Frio – acesse