A seletiva nacional Worldskills ocorre a cada dois anos, reunindo diversos competidores de Escolas Técnicas do Brasil, entretanto, devido a pandemia da COVID-19, teve sua data prorrogada de 2020 para 2022.
Essa edição ocorreu na cidade de Recife, em Pernambuco, entre os dias 14 a 18 de março deste ano. Participaram da disputa, os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, para conhecer o campeão da etapa nacional, na modalidade Refrigeração e Ar Condicionado que representará o país na Worldskills.
Foram 4 dias de competição, onde os alunos apresentaram suas técnicas de trabalho na fabricação do corpo de prova (peça de cobre com brasagens, utilizada na instalação do sistema de refrigeração), montagem de quadro de comando, instalação de sistema de refrigeração comercial, diagnóstico de falha elétrica e mecânica em equipamento de climatização (split inverter), e procedimentos de segurança.
O competidor Henrique Gabriel de Síbia Heleno, aluno da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, representante do Estado de São Paulo, obteve a 1ª colocação na competição, atingindo 93,55 pontos. Essa conquista o credencia para representar o Brasil na Worldskills Shanghai, prevista para ocorrer em outubro deste ano, na China.
Completaram o pódio da modalidade, no 2º e 3º lugar, os competidores do Rio Grande do Norte com 71,99 pontos e de Pernambuco com 66,43 pontos, respectivamente.