A iniciativa teve o patrocínio das empresas: Diamante (Chemours, Fullgauge, Heating Cooling, Star Center) – Ouro (Daikin, Grupo Rodriguez, Nexoar, Sicflux, Trane e Trox) – Prata (Aeristecnologia, Bitzer, Camfil, Cepera, DAS, Fidalga, Planenrac e VN Comunicação)
O Sindratar-SP e a ASHRAE promoveram no último dia 5 de dezembro o evento “Agora é que São Elas “, para destacar a participação feminina no setor de AVAC&R. Durante a abertura o presidente do Sindratar-SP, Carlos Eduardo Trombini, agradeceu a participação de todos e desejou que esta seja a primeira de muitas edições. O mesmo propósito foi defendido pelo presidente da ASHRAE Brasil, Bruno Martinez, que destacou a participação de mais mulheres na entidade.
Uma das novidades apresentadas no evento pelo presidente do Fenemi, Marco Aurélio Candia Braga foi a decisão do CONFEA de instituir o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.
O diretor Regional do Senai-SP, Ricardo Terra, apresentou um pouco do trabalho do Senai e reforçou que a instituição está focada para atender às demandas do mercado, sempre com uma atuação no campo da inovação e tecnologia.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf foi representado pela diretora titular do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp e Ciesp, Grácia Fragalá. Segundo ela foi uma honra participar de um evento que coloca em pauta um tema tão relevante quanto a participação da mulher no segmento industrial, que ainda é predominantemente masculino.”
A representante da Chemours, Joana Canozzi, destacou o fato de sua empresa abir oportunidades para as mulheres. “Precisamos mostrar às mulheres que é possível atuar dentro do setor de refrigeração”.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, do governo Federal, Naura Requia Schneider, afirmou ser importante para o governo se aproximar das questões que envolvem esse universo, uma vez que cabe à Secretaria criar políticas públicas que permitam às mulheres exercerem sua cidadania dentro da sociedade brasileira.
O evento contou com dois painéis que discutiram a presença feminina no setor de climatização e refrigeração, e a Qualidade Profissional no Mercado de Trabalho. As palestrantes Carmosinda Santos, Leylla Lisboa, Gracieli Davince, Maíra Macedo, Simone Bálsamo é Patricia Corrêa, falaram de suas experiências e emocionaram a plateia com suas histórias de vida.
Ao final houve uma homenagem especial às mulheres que mais se destacaram junto ao Setor. Cada uma recebeu um troféu elaborado especialmente para a data. Os presentes também participaram de um sorteio com brindes fornecidos pelos patrocinadores.
Para Trombini a experiência foi bastante positiva e mostrou que o Sindratar-SP está no caminho certo. “Nosso setor tem um campo muito amplo com totais possibilidades para as excelentes profissionais que estão disponíveis no mercado.”
Entidades apoiadoras: Sindratar-BA, Sindratar-PR, Sindratar-RJ, Sindratar-SP, Comitê de Climatização e Refrigeração, Sindiar, Smacna, Abrava, Anprac, Asbrav, Fenemi, Revista do Frio, SBCC, Senai-SP.
Assessoria de imprensa – Az Comunicação e VN Comunicação