Diretamente vinculado ao bem estar das pessoas e exercendo grande influência à produtividade de qualquer empresa, o conforto térmico deve ser motivo de atenção dos empresários. A conta de climatizar determinado ambiente pode ser maior ou menor conforme o perfil dos equipamentos e a configuração do sistema e as várias maneiras de conquistar a eficiência energética na climatização foram apresentadas pelo especialista em sistemas de climatização Tomaz Cleto, vice-presidente da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).
A palestra aconteceu durante o 2º Workshop de Eficiência Energética que acontece nesta quarta-feira (12) em Mossoró.
Mossoró recebe segunda edição de evento sobre eficiência energética
Workshop debate projetos de eficiência energética para empresas
O especialista criticou o desperdício de energia elétrica visto em muitos sistemas, e mostrou como economizar mantendo a mesma eficiência com algumas alterações e ajustes no sistema e substituição de equipamentos. “Vejo muitos profissionais técnicos trabalhando para ‘apagar incêndios’, resolvendo questões pontuais como reduzir ou aumentar a temperatura de um determinado ambiente, rotina que não permite que ele compreenda o funcionamento do sistema e possa planejar maneiras de alcançar maior eficiência energética”, destacou.
Ele também ressaltou que a elaboração e a construção de novos edifícios precisam considerar questões de climatização e iluminação no projeto arquitetônico.
O evento
Durante todo o dia, representantes de empresas comerciais, órgãos públicos e indústrias, entre outros clientes do chamado “Grupo A” (grandes consumidores) que operam em Mossoró e cidades vizinhas que estão atentos à necessidade de otimizar recursos e buscar por economia sem comprometer a qualidade do produto e/ou serviços prestados, terão acesso à informações e orientações técnicas sobre temas como climatização eficiente e iluminação eficiente, procedimentos do programa de eficiência energética e mecanismos de chamada pública.
O workshop já passou por Natal, no dia 30 de maio, e em agosto será realizado em Caicó, na região do Seridó. Em Mossoró o evento reúne cerca de 50 pessoas no Hotel Garbos.