22 de abril – Aconteceu na última semana a reunião geral dos Departamentos Nacionais (DNs) da ABRAVA – Associação Brasileira da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ocasião que reuniu cerca de 30 executivos de empresas pertencentes aos quatro setores do AVAC-R vindos da indústria, comércio e serviço. Na pauta, um panorama geral do setor AVAC-R e andamento das ações na Associação coordenadas pelos DNS e Comitês em prol aos setores representados.

Para o Eng. Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, “A realização desta reunião dos departamentos nacionais é de extrema relevância para a ABRAVA. A atuação dos Dns é preponderante e garante o sucesso da Associação. Neste encontro temos a oportunidade de conhecer todas as ações em andamentos, e por meio da troca de informações e sinergia dos assuntos apresentados pelos gestores de cada um dos departamentos, identificarmos oportunidades para desenvolvimento de ações conjuntas em prol do setor.”

A reunião foi aberta pelo Eng°. Arnaldo Basile que discorreu a respeito da importância dos Dns e destacou a missão que cada grupo tem ao defender os interesses das empresas associadas à ABRAVA perante o setor e sociedade.  Reforçou que todos os Dns têm autonomia para atuarem de acordo com o Estatuto da associação e sua atuação externa deve ser exercida em concordância com a diretoria e presidência da associação.  Finalizou falando sobre o compliance, formatação e forma de atuar dos Dns e Comitês, assim como, a classificação dos novos associados em relação a participação nos DNS, tema que terá seus procedimentos ajustados de acordo com o definido em reunião, ações estas que deverão ser seguidas de acordo com o Estatuto.

A gestora do Programa ABRAVA Exporta, Leila Vasconcellos levou para a reunião considerações a respeito da interação com o INMETRO, que tem por objetivo reforçar a parceria entre os órgãos para tratamento de questões como as barreiras técnicas, e por este motivo, estão buscando uma aproximação com as empresas associadas para aumentar a representatividade do setor, de maneira que possam contribuir no aumento das exportações por meio de eliminação de algumas barreiras técnicas existentes. Como próximos passos uma reunião será agendada entre as partes para melhor entendimento das necessidades e possíveis ações a serem realizadas.

Na sequência, o Eng° Luciano Marcato coordenador do Comitê de Eficiência Energética informou que tem buscado a participação de representantes de todos os DNS para que venham discutir o tema eficiência energética de forma multilateral, de maneira que seja usado como fomento junto aos órgãos do governo, em especial com Procel, Eletrobras, Agência EPE – Empresas de Pesquisa Energética, entre outros. Uma atividade em destaque relacionada foi o desenvolvimento de dois guias de recomendações de eficiência energética para os segmentos de ar-condicionado e refrigeração, previstos para circulação no início de 2022.

O Comitê de Mulheres da ABRAVA foi representado pela Profa. Anna Cristina da Fatec, que apresentou um balanço das atividades do primeiro ano de atuação do grupo, assim como, as próximos ações a serem realizadas. Para finalizar deixou um convite aos representantes das empresas que ali estavam, que incentivem as mulheres e que disseminem a cultura da ODS 5 da ONU, que destaca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, além de acabar com todas as formas de discriminação.

O Eng° Paulo Reis, coordenador do Comitê das Normas Regulatórias relatou o andamento das revisões das Nrs, destacou os impactos no setor AVAC-R, chamou atenção para as oportunidades de negócios para setor, no cumprimento por parte do setor cliente das normas em revisão. Para finalizar, informou que um guia será desenvolvido com informações a respeito de cada uma das 37 normas já revisadas ou em revisão.

O presidente do DN Ventilação, o Eng° Eduardo Berthomeu, destacou que a atuação do DN é totalmente técnica, e para o cumprimento das ações propostas tem realizado webinares com determinada frequência, além de redigir artigos técnicos para disseminação de informações.

O Eng° Matheus Leme, presidente dos Dns Ar-Condicionado Central e Residencial falou a respeito da mudança na forma de atuar dos dois Dns, que até o início de sua gestão eram separadas, e após a sua eleição, passou a ser coordenado por um único presidente e dois vices, um no residencial e o outro no central.

Matheus defendeu ainda, a ideia apresentada pelo presidente do DN de distribuição de ar, Dilson Carrera para que o mesmo seja integrado por outro DN, como por exemplo, o de Ventilação para um melhor desenvolvimento do assunto, e que a ideia

Ainda falando de novas formas de atuar devido as eleições do início do ano, o presidente do DN Meio Ambiente, Alexandre Lopes informou que em conjunto com presidente do DN Comércio, Gilson Miranda decidiram atuar com gestões distintas, formato adotado nos últimos anos. As novas lideranças estão atuando em temáticas especificas tendo em vista os interesses de cada grupo. Um assunto de sinergia entre os grupos é referente a Emenda de Kigali. O vice-presidente do Meio Ambiente, Ramon Lumertz destacou ainda que, o objetivo é reunir representantes dos diversos DNs da ABRAVA para discutirem este assunto de grande relevância para o setor AVAC-R.

O presidente do DN Automação e Controle, Paulo Reis informou de tem atuado na disseminação de informações a respeito da Automação e Controle por meio de boletins técnicos e webinares.

O DN Ar Condicionado Automotivo foi representado pelo presidente Sérgio Eugênio e pelo vice Constantino Mehlmann que relataram os focos de atuação no momento, como a desmitificação do uso do ar-condicionado em transportes públicos, em especial neste período de pandemia, onde informações equivocadas circulam para que o ar-condicionado não seja utilizado, mas que na verdade deve ser usado de forma correta, pois com as devidas manutenções, o ar-condicionado tem um papel importante na renovação e circulação do ar, além do conforto térmico  nestes tipos de transporte, haja vista que circulam com lotação que chegam até 07 passageiros por metro quadrado. Foi ainda destacada, a interação do grupo com órgãos como a SP Trans, Secretária de Transportes de alguns Estados. Em especial foi relatada uma preocupação em relação ao SAMU – Serviços de Atendimento Móvel de Emergência, pois a maioria das ambulâncias têm circulado sem a renovação de ar adequada, levando o risco não só ao paciente, como também aos prestadores de serviços que nela atuam.

DN BCA – Building Commissioning Association – Chapter Brasil   foi representado por Marcos Vargas que falou a respeito do Seminário que será no mês de setembro. Informou ainda que, o Guia de Boas Práticas de Comissionamento Predial do BCA foi traduzido para o português, e está disponível para o setor AVAC-R.

O DNTA – DN de Tratamento de Águas foi representando por seu presidente Charles Domingues que discorreu a respeito das atividades em andamento, destacando entre as novidades a realização do CONATRAT – Conferência Nacional de Tratamento de Águas para AVAC-R a ser realizado de forma inédita ainda em 2021, falou a respeito do escopo de atuação e formação do CNTA – Comitê de Tratamento de Águas da ABRAVA, além de outras atividades como o desenvolvimento de um programa de capacitação sob a temática do tratamento de águas no setor AVAC-R.

O presidente do Qualindoor Marcelo Munhoz destacou que o tema qualidade do ar ganhou importância neste período de pandemia, apresentou um panorama das atividades realizadas como diversos webinares, lançamento de um programa de treinamento em QAI, e em especial falou das atividades em andamento por conta do lançamento do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno.

O DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores representado pelo atual presidente Miguel Ferreirós, que destacou os pré-requisitos de aceite para que uma empresa associada à ABRAVA participe das reuniões do grupo. Miguel destacou ainda a importância dos DNs ao somarem esforços para melhorar a qualidade dos serviços contratados, de forma que aumente o volume e a rentabilidade dos negócios.

O DN Manutenção e Instalação foi representando pelo vice-presidente Fábio Moacir Korndoerfer que destacou a importância da interação dos DNS no trabalho em prol aos setores representados, e que um dos temas em discussão no DN é a necessidade de um curso dedicado à gestão empresas para este nicho de negócio específico, pois foi notada a dificuldade na administração, o que impacta no fechamento de empresas que foram recentemente abertas. E, que neste processo, o acesso às atividades em andamento na ABRAVA podem contribuir também para os negócios das empresas membros do DNMI.

Fechando a reunião, o departamento de Marketing e Eventos apresentou um balanço das ações a serem realizadas em 2021, e destacou alguns novos procedimentos adotados na área, para um melhor andamento das atividades.

Participaram da reunião:

Presidente executivo da ABRAVA – Arnaldo Basile

Vice- presidente da ABRAVA – Jovelino Vanzin

 

Representantes dos DNS:

Presidente do DN Ar Condicionado Central e Residencial – Matheus  Lemes (Trane)

VP Ar Condicionado Residencial – Gerson Robaina ( Johnson Controls-Hitachi)

Presidente do DN BCA – Marcos Vargas

Presidente do DN Automação e Controle – Paulo Reis (VL Indústria)

Presidente DN AC Automotivo – Sérgio Eugênio (Super Ar)

VP AC Automotivo  – Constantino Mehlmann (Bitzer)

Presidente DN Comércio – Gilson

VP – Toribio Rolon (Dufrio)

Presidente do DNPC – Miguel Ferreiros (Garneira Engenharia)

VP DNPC – Francisco Pimenta (Climatizar Engenharia)

VP do DN Manutenção e Instalação – Fábio Moacir Korndoerfer (RECOM)

Presidente do DN Meio Ambiente – Alexandre Lopes (Arkema)

VP Meio Ambiente – Ramon Lumertz (RLX)

Presidente do DN Qualindoor – Marcelo Munhoz (Sictell)

Presidente do DN Refrigeração Comercial – Renato Majarão (Danfoss)

VP Refrigeração Comercial – Marcos Almeida (Emerson)

Presidente do DN Refrigeração Industrial – Adhemar Magrini (Johnson Controls)

Presidente do DN Tratamento de Águas – Charles Domingues – (CDomingues)

Presidente DN Ventilação – Eduardo Bertomeu – (sicflux)

 

Diretores ABRAVA

Diretor Operação – Leonardo Cozac (Conforlab)

Diretor jurídico – Gilberto Machado (Pro Air)

Diretor de Relações Institucionais – Arnaldo Parra (Positron)

Diretor de Comunicação e MKT – Paulo Neulaender (GPS)

Diretor Internacional – Samoel Vieira (CACR)

 

Comitês ABRAVA

Eficiência Energética – Luciano Marcato (Daikin)

Mulheres – Profa. Anna Cristina (FATEC)

Normas Regulatórias – Paulo Reis (VL )

 

Além do staff da Associação Leila Vasconcellos – Programa ABRAVA Exporta, Dr. Paulo Rosenthal – Jurídico, Guilherme Moreira – Economia e Estatística, Tales Melo – Supervisor Administrativo, Talita Lopes – Mkt & Comunicação, Aline Cassimiro – Financeiro, Márcia Faria – Secretária , Rosa Maria – CEDOC, Gonçalves – Expedição Dorotea – Filiação , e Alessandra Lopes – Comunicação.

 

Para mais informação a respeito do escopo de atuação da ABRAVA consulte o site da ABRAVA www.abrava.com.br ou no email abrava@abrava.com.br