O eng. Leonardo Cozac representou a ABNT – Associação Brasileira Nacional de Normas Técnicas, por meio do Comitê Brasileiro 055, coordenado pela ABRAVA na reunião técnica da Plenária do TC 146 – SC 06 – Indoor Air Quality, realizada na Alemanha. Representantes de 09 países estiveram presentes: Brasil, Alemanha, Bélgica, Canada, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França e Japão.
Para Cozac, “Estar presente como delegado da ABNT foi um marco para o setor que represento, pois, foi a primeira vez da participação brasileira nesse grupo de trabalho. Um orgulho estar junto a grandes especialistas internacionais do setor de QAI representando as principais economias do mundo, e ter poder de voto em ocasião tão importante. O Brasil está alinhado com as tendências técnicas mundiais.”
Foram três dias de reuniões, na pauta, diversos assuntos ligados a qualidade do ar interno, como microbiologia, partículas, VOC, bioefluentes, plano de gerenciamento de QAI, entre outros temas.
Entre os assuntos tratados, foi discutida a possibilidade de criação de novas normas ISO, como por exemplo, de equipamentos de medição de concentração de massa de material particulado com sensores de baixo custo. Outro tema debatido, foi sobre a importância de medir TVOC (Compostos Orgânicos Voláteis Total). Há consenso que TVOC não serve como guideline para classificação de ambientes, e sim como uma visão geral nas inspeções de rotina. Foi discutida a norma técnica que está em elaboração ISO/AWI 16000-42 “dealing with the measurement of sub-micron particles”.
A próxima reunião plenária do grupo será em Paris, em setembro de 2020.