Abrava renova convênio com ApexBrasil para ações do Programa Abrava Exporta 2023 – 2025 e convida as empresas fabricantes e de serviços a participar

O objetivo é inserir as empresas brasileiras do setor HVAC-R em mercados internacionais, incluindo as empresas fabricantes, exportadoras ou não, mas que tenham a exportação como estratégia, bem como, as empresas de serviços que desejam desenvolver projetos no exterior.

O Programa Abrava Exporta, projeto de parceria entre a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), chega a sua 9ª. fase de execução do projeto, apoiado desde 2004 pela ApexBrasil e tem como meta aumentar em cerca de 32% o volume de exportação das empresas participantes. O projeto, assinado no dia 06 de novembro de 2023, prevê a introdução de empresas brasileiras fabricantes e de serviços em mercados internacionais em países da África, América Latina, América do Norte, entre outros.

O objetivo do Programa é estimular a exportação das empresas do setor HVAC-R, através de ações de promoção comercial que apoiam a sua inserção no mercado internacional, além do fornecimento de informações de inteligência comercial e competitiva. Em 2022, as empresas participantes do Programa exportaram cerca de US$ 466 milhões, com um crescimento de 17% no valor exportado em relação à 2021. A meta para 2023 é 32% de incremento neste faturamento.

Segundo a gestora técnica do Programa, Leila Vasconcellos, as empresas possuem a oportunidade de inserir seus produtos em mercados internacionais, fornecendo visibilidade e aumentando a sua competitividade, além de encontrar novos parceiros comerciais.

O diferencial do Programa para esta nova fase 2023 – 2025 é potencializar as exportações das empresas de serviços, com demandas evidenciadas de outros mercados.

O Programa Abrava Exporta fornecerá Informações de Inteligência Comercial e Competitiva às empresas que participam do Programa, além de desenvolver ações de promoção comercial (feiras, missões comerciais, projetos compradores, rodadas de negócios), entre outras, apresentando as potencialidades e oportunidades dos mercados.

Projeto de parceria entre a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, desde 2004, é renovado e entra em sua 9ª fase que se estende até 2025.

 

O Programa Abrava Exporta

Realizado em parceria com a ApexBrasil desde 2004, o Programa Abrava Exporta entra em sua 9ª fase, tendo seu convênio renovado até 2025. O novo convênio foi assinado no dia 06 de novembro de 2023, permitindo a viabilização de ações de promoção comercial, como: feiras no exterior, projetos compradores, projeto imagem, marketing internacional, missões comerciais a outros países, e informações de inteligência que possibilitam às empresas definirem abordagens competitivas nos mercados internacionais, promovendo a inserção dos produtos brasileiros do setor HVAC-R (refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento).

Os resultados obtidos pelo Programa nestes 19 anos de projeto em muito contribuíram para a divulgação da marca das empresas em outros países promovendo sua internacionalização em outros mercados, realização de ações de promoção comercial.

Mais informações sobre como participar do Programa Abrava Exporta e suas ações podem ser obtidas com Leila Vasconcellos através do e-mail abravaexporta@abrava.com.br, no portal www.abravaexporta.com.br ou no telefone (11) 99123-0117.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrais investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.