No dia 26 de julho, a convite do CREA- SP, que reuniu os conselheiros da casa e membros do seu Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou a palestra “PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle em edifícios de uso público e coletivo” com foco na Lei 13.589, de 04 de janeiro de 2018.

Para o presidente da ABRAVA, o engenheiro Arnaldo Basile “Temos hoje um marco no histórico de relacionamento da ABRAVA e do CREA-SP para estabelecermos bases fundamentais para a formatação de um plano de trabalho conjunto para o setor. Mais do que realizarmos essa palestra para divulgarmos a LEI 13.589, esse evento ajudou a esclarecer dúvidas, pois, existe ainda uma expectativa dos colegas do mercado em saber quem vai fazer a fiscalização, a execução do PMOC”.

Basile destacou ainda que, após o sancionamento da Lei, a associação definiu três pilares de trabalho: divulgar a lei para os colegas do mercado; criar demanda junto a quem contrata os serviços do PMOC; e fazer a divulgação com os órgãos reguladores, responsáveis pela fiscalização.

O evento foi aberto com a composição da mesa diretora formada pelos engenheiros: Rodolfo Fernandes More – Diretor Financeiro do Crea-SP, que representou Vinicius Marchese Marinelli  – Presidente da entidade; Arnaldo Basile – Presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA; José Geraldo Trani Brandão – Coordenador Adjunto do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-S; Januário Garcia – Coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-SP; Gilmar Vigiodri Godoy  – Diretor Administrativo Adjunto do Crea-SP; Mamede Abou Dehn Junior  –  Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga – SEARVO e Diretor do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia – IPEEA; e Gumercindo Ferreira da Silva – Superintendente de Colegiados do Crea-SP.

Para Rodolfo Fernandes More, “Esse tipo de informação agrega um conhecimento primordial para os nossos profissionais e nos auxilia, inclusive, no relato de processos futuros”, disse More, ressaltando a importância da participação de conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e assistentes técnicos do Crea-SP no debate”

No roteiro da palestra, Basile fez a abertura do evento com a apresentação institucional ABRAVA destacando seu escopo de atuação e realizações da associação. E, destacou que “Um país tropical como o nosso não pode prescindir de sistemas de climatização de ambientes”, pontuando que, mesmo em meio à crise econômica do país, o setor de refrigeração vem mostrando evolução ao longo dos últimos anos.

Dando sequência ao evento, os engenheiros Arnaldo Lopes Parra, vice-presidente de comunicação e Mkt da ABRAVA e especialista em ar-condicionado e Leonardo Cozac, membro do Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do ar da ABRAVA e especialista em Qualidade do ar, falaram sobre a Lei 13.589, sua aplicabilidade e a importância da qualidade do ar na saúde dos ocupantes de prédios de uso coletivo e público. Na sequência foi aberto o painel de perguntas e respostas sob o comando de Gerson Catapano, presidente do Departamento Nacional de Manutenção e Instalação da ABRAVA. O vice-presidente da ABRAVA, Gilberto Machado também marcou presença no evento.

Momento Comunicação