No dia 25 de novembro, o presidente da Associação o Eng° Arnaldo Basile e o Diretor de Relações Institucionais Eng° Arnaldo Parra estiveram em Brasília para participar da última reunião nacional do ano dos coordenadores regionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), do Sistema Confea/Crea, entre os assuntos da pauta, o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Para o Eng° Arnaldo Basile “Foi uma excelente oportunidade apresentar a ABRAVA aos Conselheiros do CNFEA e retribuir, a atenção concedida ao Setor AVAC-R através do Grupo de Trabalho do PMOC”.

A reunião da Câmara aconteceu entre os dias 23 e 25, na sede do Confea em Brasília, com 19 conselheiros, e transmitida por videoconferência para os outros oito. O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido durante o processo eleitoral que o levou ao segundo mandato à frente do Conselho.

Ao reafirmar seu compromisso em cumprir as metas definidas em sua campanha, Krüger repetiu o que considera “um mantra” para a administração da entidade: “inovação e velocidade” “Se queremos inovar, precisamos de velocidade para o hoje e agora e não para 2025”, disse.

Para o coordenador nacional das Câmaras, o engenheiro de produção metalurgista e de segurança do trabalho Sérgio Lourenço, os três dias de reuniões foram positivos, e destacou sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Ar Condicionado (PMOC) e sua avaliação nos ambientes internos do Sistema Confea/Crea: “Se vamos fiscalizar, temos que ser referência”, defende.

Durante a reunião, Basile anunciou que a ABRAVA, por meio do Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interior – Qualindoor elaborou e lançou o Plano Nacional de Qualidade de Ar Interno, durante o V Expo Qualindoor no dia 30 de outubro.

O Eng° Arnaldo Parra palestrou sobre a instalação, gerenciamento e administração, manutenção preventiva e corretiva, e sobre os profissionais e cuidados a serem tomadas com os aparelhos de ar-condicionado que, criado em 1902, inicialmente foi adotado nas instalações civis e posteriormente aplicado nos carros. Hoje o ar-condicionado é encontrado em milhares de casas mundo afora.

 

GT PMOC apresentou proposta de minuta de decreto para a Lei nº 13.589/2018
A proposta de uma minuta de decreto para regulamentar a Lei nº 13.589/2018, que torna obrigatório o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) nos edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados artificialmente, foi o item de pauta apresentado pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT PMOC), do Confea, o conselheiro federal eng. mec. Carlos de Laet.

Responsável por dar as boas-vindas aos coordenadores regionais durante a abertura da reunião, de Laet marcou sua participação falando do trabalho desenvolvido pelo GT durante o ano, destacando a importância da proposta da minuta que, segundo ele, será enviada à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), do Confea, à qual o GT é ligado, e, na sequência, encaminhada para a Casa Civil, “sendo recepcionada, segue para aprovação do Congresso”, anunciou.

Apresentada por Walter Bittar, assistente do GT PMOC, a minuta regulamenta a implementação e fiscalização do PMOC dos sistemas de ar-condicionado ou climatização de edificações públicas e privadas, nos âmbitos municipal, distrital, estadual e federal. Segundo a minuta, para a implantação, aplicação e manutenção de natureza técnica do PMOC, consideram-se como responsáveis técnicos e suas respectivas atividades os profissionais com formação nas áreas de engenharia, química e biologia.

Aos engenheiros caberá a vistoria, análise técnica, planejamento, elaboração, execução de serviço técnico, especificação, inspeção, coordenação, supervisão, assessoria e consultoria, laudo e parecer técnico. Já os químicos serão responsáveis pelos procedimentos de amostragem, medições e análises laboratoriais químicas, enquanto os biólogos terão os procedimentos de amostragem, medições e análises laboratoriais biológicas, sob sua responsabilidade.

Além de Laet e Basile, os engenheiros mecânicos Luciano Soares e Francisco Medeiros integram o GT PMOC.