No dia 14 de dezembro, a ABRAVA esteve presente na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, ocasião de  lançamento da 2ª edição do Livro Acordo Ambiental São Paulo, descerramento da inauguração do retrato de Patrícia Iglecias na Galeria de Presidentes, diretora-presidente da Companhia e   a apresentação dos resultados da Gestão 2019/2022. O evento reuniu diversas lideranças de órgãos e empresas que aderiram ao Acordo São Paulo.

 

A ABRAVA foi representada pelo presidente executivo da Associação, Engº Arnaldo Basile, pelo diretor adjunto de Meio Ambiente Dr. Thiago Pietrobon que foram homenageados pela participação e apoio ao Acordo Ambiental de São Paulo.

 

A 2ª edição do Livro Acordo Ambiental São Paulo, conta com 91 cases, relatos referentes às contribuições voluntárias de empresas localizadas e/ou com atuação no Estado, de associações que representam setores produtivos. A publicação está editada em dois volumes, um em inglês (lançado na COP27 no Cairo) e outro em português e, além da descrição de novos cases, foram somadas as experiências expostas na primeira edição, apresentada em 2021, na COP26 em Glosgow.

A primeira parte do livro é uma amostra do que foi feito e planejado em prol do cumprimento das metas ambientais voluntárias para deter o aquecimento global. A segunda é composta pela Nota Técnica 01.1 – Quantificação e Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa, atualizada, com a abordagem e apresentação de referências e metodologias para reportar as emissões de gases de efeito estufa.

Um dos cases relatados no livro é da ABRAVA e trata do tema “Contribuições da destinação correta de embalagens de fluidos refrigerantes para as metas de descarbonização da economia”. O presente case apresenta os resultados da correta destinação dos cilindros pós-consumo de gás refrigerante às Centrais de Regeneração de Fluidos Refrigerantes. E, há ainda outros cases do setor AVACR que abordam as temáticas de retrofits, eficiência energética e gerenciamento de resíduos, expressando seus respectivos impactos na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Entre os objetivos de atuação da ABRAVA está o fortalecimento do setor e apresentar à sociedade e ao mercado que representa as atualizações relacionadas à Preservação do Meio Ambiente e da Camada de Ozônio, Qualidade do Ar Interior (QAI), Eficiência Energética, sempre colaborando na conscientização sobre a necessidade do combate às Mudanças Climáticas.

O diretor adjunto de Meio Ambiente da ABRAVA, Thiago Pietrobon participou ativamente da elaboração da 2ª edição do Livro, sendo responsável pela redação do case ABRAVA e dois cases da Ecosuporte. Ele ressalta que “a publicação é uma excelente ferramenta para empresas de todos os portes entenderem como podem contribuir na agenda ambiental, seja aprendendo a calcular emissões, por meio da Nota Técnica 01.1, seja por meio dos 91 exemplos de ações possíveis para a minimização dos impactos, dentre os quais ao menos seis deles estão diretamente relacionados ao setor AVACR, pelos esforços e contribuições da ABRAVA”.

A 2ª edição do livro, conta ainda com uma parte dedicada a depoimentos a respeito das percepções sobre a importância do Acordo Ambiental São Paulo. Entre elas, do Presidente da ABRAVA, o Engº Arnaldo Basile e do Engº Leonardo Cozac,  CEO da Conforlab, e diretor da ABRAVA.

Para Arnaldo Basile, “O setor de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento tem se mostrado estratégico para a mitigação e adaptação contra as mudanças do clima. A adesão ao Acordo de São Paulo tem nos permitido canalizar esforços, sistematizar resultados e identificar as oportunidades de contribuição enquanto setor, facilitando o seu engajamento”

 

Leonardo Cozac destaca que “A oportunidade de a Conforlab participar do Acordo Ambiental São Paulo está alinhada com os nossos compromissos de ESG. Essa ação do Governo do Estado de São Paulo é fundamental para o crescimento econômico e sustentável e de grande importância para a sociedade. É uma satisfação apoiar esse plano, certos de que as futuras gerações terão ambientes mais saudáveis e equilibrados”.

A ocasião do lançamento do livro contou ainda com a presença do Presidente do Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo, Sergio Eugênio, do Eng° Ricardo Crepaldi, Presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e. Ambiental) – Regional Bauru.

Uma segunda nota técnica está prevista para lançamento em 2023, complementando a primeira nota, que trará o passo-a-passo para o estabelecimento de metas empresarias e uso de crédito de carbono na compensação, onde mais uma vez, a ABRAVA tem participado na orientação de como os setores representados pela associação poderão contribuir nas duas frentes abordadas.

A  2ª edição do Livro Acordo Ambiental São Paulo foi disponibilizada para download ACESSE