No dia 06 de agosto, a ABRAVA foi representada pelo Eng. Leonardo Cozac, membro do Departamento de Qualidade do Ar de Interior – Qualindoor da ABRAVA, que ministrou uma palestra na primeira edição da Covisa Rio, Conferência Nacional da Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro, realizada pela Prefeitura em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 05 de agosto.

O evento aconteceu em entre os dias 05 e 08 de agosto, sendo os três último dedicado ao encontro técnico-científico, onde foram apresentados temas inovadores voltados aos desafios das ações de prevenção aos riscos sanitários, servindo também para a divulgação de projetos da área desenvolvidos pelo município. Os debates foram motivados por 56 palestrantes nas 16 mesas-redondas durante os três dias, o evento contou com a presença de representantes de supermercados, restaurantes, hospitais, farmácias e outras atividades do chamado setor regulado pela Vigilância Sanitária, além de pesquisadores, acadêmicos, órgãos fiscalizadores, técnicos da Vigilância, gestores e outros profissionais da área. O evento foi realizado no Centro de Convenções SulAmérica – RJ.

Para o eng. Leonardo Cozac, “ A inclusão do tema de Qualidade do Ar Interno na grade do evento demonstra que a comunidade técnica cientifica de vigilância sanitária está atenta a esse importante tema de saúde pública,  que proporciona saúde e bem estar da população além de aumento de produtividade nas empresas”

A cerimônia de abertura da1ª. edição do COVISA Rio contou com a presença de: Marcelo Crivella  – Prefeito do Rio de Janeiro; Edmar Santos – Secretário de Saúde do Estado do RJ; Ana Beatriz Busch – Secretaria Municipal de Saúde; Márcia Faria Rolim – Subsecretária da Vigilância; Larissa de Azevedo – Coordenadora da Coordenadoria  Regional de Portos, Aeronaves e Fronteiras do RJ; entre outras autoridades.

Na programação do evento, palestrantes de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro e de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Ceará. Entre elas, a do eng° Leonardo Cozac da ABRAVA, que falou sobre Qualidade do Ar Interno e destacou pontos importantes referente ao tema, chamando atenção para fato de grande relevância para a sociedade.

Ainda na programação do evento, a exposição “De 1917 a 2019, mais de 100 anos de história”, construída com um acervo diversificado para contar ao público a evolução da Vigilância Sanitária do Rio. O Dia Nacional da Vigilância Sanitária, 5 de agosto, foi instituído em 27 de janeiro de 2015 pela Lei 13.098. A data lembra o nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, um dos mais importantes nomes na trajetória da vigilância sanitária do Brasil.

Momento Comunicação