O encontro do  ICARHMA (International Council of Air conditioning, Refrigiration and Heating, Manufacturers Assotiations) desse ano foi realizado na cidade de Boston USA e manteve sua estrutura tradicional mesclando atividade técnicas com uma parte social muito interessante para o estreitamento das relações entre as diversas entidades que formam o Conselho. O encerramento aconteceu no dia 7 de agosto, quando a sessão foi dividida em duas partes, sendo uma, pela manhã, destinada a três convidados especiais que fizeram apresentações sobre temas de grande interesse das entidades do ICARHMA.

Os três convidados especiais foram:

Mekala Krishnan, Senior Fellow do Instituto Global McKinsey (MGI) que fez apresentação sobre a transição que está ocorrendo na globalização “Globalization in Transition, the Future of Trade and Valuis Chains” Seis tendências estão reformando cadeias de valor globais

Nesta apresentação destacou seis tendências que estão se apresentando no mercado global. Segundo ele, (1) Uma parte menor de bens está sendo comercializada por fronteiras, (2) O Comércio de serviços está crescendo mais rápido que comércio de bens, (3) Baixos custos de mão-de-obra ficaram menos importantes, (4) R&D e inovação estão cada vez mais importantes, (5) O Comércio está ficando mais regional e menos de longa distância e por fim (6) A Tecnologia está redesenhando as cadeias de valor global, iremos preparar uma apresentação sobre esse assunto e disponibilizaremos aos associados via CEDOC ABRAVA.

Connor Lokar,  economista do ITR Economics, especializado em previsões econômicas para empresas, fez apresentação sobre o gerenciamento nessa época de incertezas “Managing in an Uncertain Economy” onde chamou atenção para um possível declínio em 2009, destacando “pontos de pressão” como Tarifas, Redução na produção industrial, queda de preços, frete etc. destacando que a visão de longo prazo continua inalterada, ou seja é de declínio do “Ciclo Empresarial”

Gina McCarthy, Ex Secretária da Agencia de Proteção ao Meio ambiente (EPA) dos Estados Unidos e professora na universidade de Havard, que não fez apresentação, apenas falou sobre temas diversos e sobre os programas da UNEP, destacando a emenda de Kigali, pelo qual o gerenciamento dos programas para a redução de uso e eliminação de alguns HFCs, foi transferido do Protocolo de Quioto, para o Protocolo de Montreal.

De acordo com o eng° Samoel Vieira, “Este é um assunto bastante conhecido, mas muito importante para o nosso setor pois envolve a substituição dos HFCs, por alternativas que sempre trazem prós e contras e exige muita atenção e acompanhamento por parte da ABRAVA e de todo o setor, já que as alternativas precisam atender metas estabelecidas e principalmente pontos como a proteção da camada de ozônio, redução do potencial de aquecimento global através da eficiência energética, ser seguro do ponto de vista de manuseio, aplicação, reposição etc. e estar disponível por um custo que seja razoável ao consumidor, foi uma palestra bem interessante”.

No período da tarde o eng° Arnaldo Basile apresentou informações atualizadas do Brasil, assim como os demais membros do ICARHMA, com atualização e informações dos respectivos países e foram tratados os demais itens da agenda e encerrado o encontro pelo Chairman da AHRI,  Mr. Bill Steel.

Estiveram presente as associações ABRAVA, AHRI, AREMA, CRAA, EPEE, EUROVENT, HRAI, JRAIA e KRAIA

As apresentações dos membros estarão disponíveis no CEDOC.