Nos dias 11 e 12 de fevereiro, representantes da ABRAVA estiveram à frente de palestras no Instituto de Engenharia em SP. Focados nos temas de qualidade do ar e tratamento de água, o eng. Arnaldo Parra e o químico Charles Domingues levaram para o evento novidades e informações dentro dos assuntos abordados.

No dia 11, o eng. Parra, diretor de relações institucionais da ABRAVA apresentou o tema “Qualidade do Ar Interno com ênfase em PMOC do Ar Condicionado – Como os edifícios podem atender a nova Lei do ar condicionado”. Na pauta do evento: Normas técnicas e legislações brasileiras sobre ar condicionado; Importância da qualidade do ar interno a vida da população; Benefícios legais e financeiros; Renovação e filtragem do ar; Novas tecnologias de tratamento do ar; Guia de inspeção de sistemas de ar condicionado; e, Legionella e radônio: como mitigar riscos.

Para o eng. Arnaldo, “o evento foi marcado pela forte presença de diversos profissionais do setor diretamente envolvido, como também profissionais de outras áreas. Importante discussão foi levantada sobre os aspectos de segurança das instalações, da operação e riscos associados. O tema do PMOC esteve também em evidência, em especial na discussão sobre a Responsabilidade Técnica e a consequente valorização profissional em todos os seus níveis de atuação. Foi consenso que nossa comunidade técnica deve ser o agente da mudança cultural quanto aos aspectos da Qualidade do Ar Interior e suas interações na saúde da população”.

No dia 12, foi a vez de Charles Domingues, Químico especialista em águas AVAC-R, Presidente do Departamento de Tratamento de Águas da ABRAVA falar sobre “Programa de Tratamento de Águas para Sistemas de Ar Condicionado Central e sua Relação com a Eficiência Energética nas Edificações”.

Para Charles, “o evento contou com a presença de vários profissionais ligados ao setor AVAC-R, tendo como ponto alto a apresentação de vários cases trazidos pela própria plateia, onde na oportunidade foram dirimidas dúvidas,  assim como, dadas recomendações em função das ocorrências apresentadas. Ficou nítida a necessidade do mercado de AVAC-R, em obter informações com relação a real importância de programa de tratamento em águas, a sua real significância para que os sistemas venham performar em conformidade com o projeto,  assim como, também impactar diretamente na eficiência energética nas edificações.

No conteúdo da palestra, foram abordados tópicos como: Programa de tratamento químico específico às condições de operação dos sistemas de arrefecimento; Entendendo o ciclo de concentração e sua relação com a desconcentração dos sistemas de condensação; Customização de programas de tratamento químico; Forma de monitoramento; Estudo de caso.

Acompanhe as atividades da ABRAVA no www.abrava.com.br