Um dos responsáveis pelo projeto do maior edifício do mundo, o Arquiteto Luke Leung, diretamente de Chicago, foi destaque do XVII SAT – Seminário de Atualização Tecnológica, que aconteceu dias 16 e 17 de novembro, totalmente online com o tem “Inovação e Desafios”. O convidado trouxe aos participantes do encontro detalhes sobre as tecnologias empregadas no projeto do Burj Khalifa, arranha-céu localizado em Dubai com 828 metros de altura e 160 andares. Promovido pela Abrasip-MG, em parceria com a Ashrae Chapter Brasil e a Regional Abrava-MG, o SAT reuniu autoridades da engenharia civil para apresentar as últimas novidades em tecnologia para o setor.
A segunda palestra, também bastante interessante, foi engenheiro mecânico e sócio da Petinelli Inc. Bruno Martinez. Ele falou sobre edificações autossuficientes e de vários exemplos de projetos já acontecendo aqui no Brasil.
Para o eng. Francisco Pimenta, diretor da Regional ABRAVA Minas Gerais, que mediou o debate em engenharia após as palestras, “o mercado de ar-condicionado tem de estar atento ao intenso ingresso de tecnologia no setor da construção civil, pois os sistemas mecânicos de HVAC tem uma participação expressiva no consumo de energia, na exigência de espaços físicos e por que não dizer, na saúde dos ocupantes das edificações. Nosso grande desafio agora é caminhar juntos com o que chamamos de industrialização da construção civil”.