Projetos de climatização, exaustão de cozinha, aspectos que envolvem qualidade do ar interno como mofo, odores e bactérias que pairam no ar são alguns dos temas que puderam ser conferidos nas palestras ministradas na arena de conteúdo Hotel que Respira

Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores – DNPC e algumas empresas do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, além do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI, marcaram presença na Arena de conteúdo “Hotel que Respira”, que acontece na 60º Equipotel.

A presença de empresas que atuam nas áreas de climatização de ambientes no espaço Hotel que Respira teve por objetivo destacar a importância de cuidar da qualidade do ar respirado em ambientes de hospedagem, desde a recepção, áreas comuns, quartos e cozinhas. Além de, disseminar informações acerca dos benefícios ao ter um projeto de climatização que obedeça às diretrizes normativas e de lei, apresentando funcionamento adequado considerando eficiência energética, vida útil dos equipamentos, conforto térmico, filtragem do ar, controle de umidade, entre outros benefícios.

O espaço Hotel que respira abrigou diversas palestras gratuitas e conteúdos técnico com inovações e tecnologia aplicada focados na redução de custos e na solução dos principais problemas do dia a dia dos meios de hospedagem e seus espaços, entre eles, odores, mofo e outras contaminações que comprometem o conforto e bem-estar dos ocupantes de ambientes internos.

Entre os assuntos de competência do DNPC, está o retrofit (o processo de modernização) de instalações antigas de sistemas de climatização. A busca pela redução do consumo energético, combinando questões ambientais e econômicas, têm levado a uma modernização dos antigos sistemas e equipamentos.

A palestra do Engº Roberto Montemor, membro do DNPC “Dicas de Exaustão de Cozinhas, Ventilação e Ar Condicionado para Restaurantes” destacou pontos de cuidados na execução de projetos de cozinhas e restaurantes de hotéis, de exaustão e ar condicionado. Abordou ainda, normas, legislação e dicas. Além de, cuidados que se deve tomar para que a brigada trabalhe num ambiente salubre, e possa fazer seu trabalho sem que os hóspedes saibam que a cozinha existe, odor, temperaturas de trabalho, ruído, entre outros aspectos ligados ao tema.

Durante os quatro dias de Equipotel, a Arena Hotel que Respira, além da palestra do DNPC, a grade contou com ministrações do: Plano Nacional da Qualidade do Ar Interno – PNQAI; Millicare; Conforlab; Thermomatic); Ecoquest); e, Sicflux. Todas as empresas, membros do Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA.