No último dia 26 de setembro, aconteceu o I Foro Ibero-americano de qualidade do ar, em Bogotá na Colômbia, evento paralelo a XVII EXPOACAIRE 2018, feira colombiana do setor AVACR realizada dentro da XXXII Feira Internacional, entre os dias 24 a 28 de setembro.  A ABRAVA foi representada pelos engs. Leonardo Cozac, vice-presidente de desenvolvimento profissional e Henrique Cury, delegado internacional, ambos past-presidentes do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interior.

Henrique Cury, delegado internacional da ABRAVA, realizou a palestra de tema “Novas Tecnologias a serviço da qualidade do ar interno em cidades poluídas”.  Para Cury, “O tema qualidade do ar de interiores na Colômbia está ganhando força e ao promover o primeiro Fórum ibero-americano de qualidade do ar, conseguiu reunir os melhores profissionais da área de vários países incluindo Espanha México e Brasil”

O evento discutiu a importância da qualidade do ar em ambientes internos em escritórios, escolas, hospitais e prédios, além de,  apresentação de  novas tecnologias relacionadas à qualidade do ar em ambientes fechados. Participaram do Foro  especialistas do Brasil, Colômbia, Espanha e México.

Para o eng. Leonardo Cozac, “discutir a QAI com profissionais de diversos paises mostra que nosso pais está na vanguarda do tema, inclsuive a legislação brasileira servindo de referencia internacional”.

A ABRAVA tem ampliado sua atuação na América Latina, Henrique Cury representou o Brasil, em conjunto com Paulino pastor da Espanha (FEDECAI)  e Roberto D’annestra  Colômbia ( ACAIRE) na criação da norma adotada pelos países ibero-americanos no que diz respeito à qualidade do ar interno em edificações,. A norma aponta parâmetros de medição da qualidade do ar interno, as metodologias e a manutenção desse ar para que seja considerado saudável.

Mais informação sobre o trabalho do Qualindoor no www.dnqaiabrava.org.br

Momento Comunicação