A ABRAVA mais uma vez reforçou sua presença internacional ao enviar comitiva para a Assembleia Anual da Federação de Associações Ibero-americana de Ar Condicionado e Refrigeração (FAIAR) e o 16º Congresso Ibero-americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022), realizados paralelamente em Lisboa (POR), entre 4 e 6 de maio.

A FAIAR 2022 tratou de diversos temas, especialmente a mudança no comando da Federação, com Héctor Martínez Peña (AMERIC – Asociación Mexicana de Empresas del Ramo de Instalaciones para la Construcción) assumindo a presidência no lugar de Odete Almeida (EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado). A ocasião também foi momento de entrega do cargo de vice-presidente da Faiar,  até o momento ocupado pelo Engº. Arnaldo Basile Junior, atual presidente da ABRAVA. Uma das novidades da Assembleia deste ano foi a criação do Conselho de Mulheres da FAIAR.

Durante a Assembleia foi apresentado ainda o escopo de atuação dos quatro grupos de trabalhos da Federação: GT 1 – Formação, Divulgação, Capacitação e Credenciamento; GT 2 – Normalização e Regulamentação; GT 3 – Refrigeração e Cadeia do Frio; GT 4 – Comunicações, Afiliações, Estratégias e História.

Ainda em relação à FAIAR, concluiu-se que, neste momento, a Federação é uma referência como organismo internacional, a exemplo do fato de ser membro do Indoor Enviromental Quality-Global Alliance (IEQ-GA) e colaborar com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que permite aos seus associados terem voz e posicionarem-se na vanguarda das discussões globais desses temas.

Homenagem Celso Simões

O momento de realização da Assembleia da FAIAR 2022, também foi palco para uma homenagem conduzida pelo Eng° Arnaldo Basile, que abriu suas considerações destacando as qualidades e feitos do homenageado, o Eng° Celso Simões,  feita em reconhecimento à sua dedicação e atuação em prol ao setor AVAC-R, com destaque para sua trajetória como membro fundador da Federação e contribuições ao grupo.

CIAR 2022

A cerimônia de abertura do CIAR 2022, cujo tema foi “Atuar hoje pelo amanhã”, deu as boas-vindas aos participantes, no dia 4, com um coquetel e, no dia seguinte, deu-se início à programação com a apresentação do presidente da comissão organizadora do evento, Luís Neto (Instituto Politécnico de Castelo Branco).

A ABRAVA teve participação decisiva, com a apresentação de duas palestras – “Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI)” e “Ar condicionado no pós-pandemia”. Enquanto a primeira ficou a cargo do delegado internacional da Associação, Henrique Cury, a segunda foi ministrada pelo Eng°. Celso Simões, CEO da Trox e ouvidor da entidade.

Cury detalhou o PNQAI, iniciativa do Qualindoor/ABRAVA que agrega mais de 30 entidades multidisciplinares, as quais se reúnem com o objetivo de desenvolver ações de forma colaborativa para a mobilização da sociedade e adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos. Já Simões enfatizou as grandes mudanças que a Covid-19 trouxe e que aceleraram a preocupação de autoridades e da sociedade com a QAI.

 

Confira algumas fotos