No dia 28 de março, estiveram reunidos as principais empresas e profissionais do mercado de Refrigeração e Ar Condicionado para o “Encontro sobre Tecnologias para  do Setor de Ar Condicionado – Perspectivas sobre o Uso de Fluidos Frigoríficos Alternativos em Equipamentos de Ar Condicionado Residenciais. Organizado pela UNIDO – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial,  o evento teve por objetivo a promoção de um debate com as empresas sobre as perspectivas de inovação tecnológica, tendo como referência tendências globais. Representantes da  ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento marcaram presença no evento, entre eles o presidente da Associação, o eng. Arnaldo Basile, o vice-presidente de Eficiência Energética o eng. Tomaz Cleto e o  consultor e coordenador do CB- 055 da ABNT o eng. Oswaldo Bueno.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile, “Mais do que entendermos e acompanharmos os desafios e a complexidade que o mercado vive na busca por alternativas de gases que atendam adequadamente os Protocolos de Montreal, Kyoto e Kigali, nossa Associação participa proativamente em ações proativas e eventos dessa magnitude”.

O evento teve por objetivo atualizar o mercado brasileiro quanto às tecnologias em desenvolvimento e em implementação na manufatura de equipamentos de ar condicionado no Brasil e em outras regiões do mundo, com foco na adoção de fluidos frigoríficos de baixo impacto ao sistema climático global, em especial o Propano (R290), o HFC-32 e os HFOs. Desta forma, espera-se mobilizar e informar o setor sobre tecnologias existentes, oportunidades, status da discussão no mundo, aspectos econômicos relacionados, aceitabilidade do mercado, dentre outros tópicos.

Na programação do Encontro, diversas palestras foram ministradas por renomados profissionais dos setores representados, sendo a maioria vindos de órgãos ligados ao ensino e qualificação, entre eles: representando a UNIDO – Alessandro Amadio; Prof.Dr. Eduardo Ferraz e Souza; Prof. Ênio Bandarra;  Dr. José Alberto dos Reis; Eng. Ole Nielsen; Dr. Omar Abdelaziz; e, Prof. Dr. Roberto Peixoto.

A ação faz parte da implementação do Projeto RAC – Projeto de Refrigeração e Ar Condicionado, que tem como objetivo principal, viabilizar a migração tecnológica do setor de refrigeração e ar condicionado para alternativas que utilizam fluidos frigoríficos que não agridam a camada de ozônio e que tenham baixo potencial de aquecimento global, no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Mais informações sobre a ação no https://nacoesunidas.org/agencia/unido/

 

 

Foto 1:  Presidente da ABRAVA eng. Arnaldo Basile, VP de Eficiência Energética Tomaz Cleto e Stefanie Heinemann da GIZ.

Foto 2: Presidente da ABRAVA eng. Arnaldo Basile e Sérgia

 

Por Momento Comunicação