A ABRAVA por meio do seu Departamento Nacional (DN) de Tratamento de Água disponibiliza para o mercado o Renabrava 08, guia de recomendações referente a tratamento de água em sistemas de climatização, refrigeração, ventilação e aquecimento. O guia que foi validado pelo Conselho Regional de Química (CRQ), aponta recomendações referentes ao manuseio, classificação, transporte da água e, principalmente, a responsabilidade com o usuário.
Para Charles Domingues, presidente do DNTA e consultor na CDomingues Consultoria, “A Renabrava 08 é um verdadeiro divisor de águas para o mercado de produtos químicos para AVAC-R. Os produtos utilizados na limpeza de fancoils, serpentinas, circulação interna de máquinas, e até mesmo para tratamento químico de águas para sistemas de condensação e água gelada, em sua maioria era realizada sem que os usuários tomassem conhecimento do que realmente se tratavam os mesmos, o guia concede aos consumidores e usuários um verdadeiro norte. que vai desde o conhecimento da classificação dos produtos utilizados, até formas de uso, procedimentos técnicos, segurança, e pôr fim a preocupação com a destinação correta das embalagens visando mitigar impactos ambientais”.
Ao trabalhar com diversas partes associadas à qualidade do ar, a ABRAVA reconhece a necessidade de fornecer orientação nessa complexa área em desenvolvimento, e um dos principais pontos de destaque é que a remoção da fonte de contaminação que continua sendo o melhor método para limpeza e descontaminação de sistemas de AVAC-R. Neste contexto, os produtos químicos podem e devem ser aplicados em sistemas de climatização, esta é uma orientação que permite uma visão geral dos produtos disponíveis no mercado e técnicas usados em sistemas AVAC-R e ao redor dos mesmos. Diante disto, o objetivo da ABRAVA com este guia é fornecer recomendações de forma sólida a todos os envolvidos (consumidores, reguladores e profissionais do setor) de maneira que possam avaliar o que há de mais moderno e atual, em relação ao uso de produtos químicos em sistemas de AVAC-R, de maneira que as decisões tomadas pelo responsável técnico sejam as mais adequadas.
A Renabrava 08 é um marco para o DNTA que foi criado há 6 meses, e, desde então tem se reunido com objetivo de preencher uma lacuna existente, que é esclarecer questões voltadas ao tratamento de águas. Na pauta de trabalho do DNTA para os próximos meses está a criação de uma agenda positiva em prol ao setor representado com foco em temas como padronização, normalização, novas tecnologias, qualificação, entre outros.
A Renabrava 08 está disponibilizada para download no site da ABRAVA no https://abrava.com.br/normalizacoes/categories/renabravas/
Na pauta do DNTA, no próximo dia 29 de outubro acontecerá o “Seminário Tratamento de águas para sistemas de ar-condicionado central e refrigeração”, para mais informações acesse https://abrava.com.br/compromissos/seminario-tratamento-de-aguas-para-sistemas-de-ar-condicionado-central-e-refrigeracao-29-de-outubro/
Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br
Sobre as RENABRAVAs
Idealizada em 1998 pelo renomado Engº Simon Jacques Levy, as RENABRAVA’s são de responsabilidade da ABRAVA e tem por objetivo ser um guia de recomendações normativas para a orientação em assuntos técnicos relativos à refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento de profissionais do setor AVAC-R.
As RENABRAVAs são formuladas em casos de consultas técnicas dirigidas a associação, em demandas onde a informação não esteja disponível em livros, normas técnicas, catálogos de fabricante, entre outros.
Para a ABRAVA sua força é a informação, como a consulta a um livro. Sua utilização é de decisão do profissional e dependerá de sua capacidade de análise para adotá-la ou não. Diversas demandas chegam à ABRAVA, e após avaliação do corpo técnico é decidido se há a necessidade da elaboração de uma recomendação ou não. É um documento que pode ser elaborado de forma rápida por uma equipe técnica em atendimento a uma demanda específica de acordo com a sua complexidade.
A ABRAVA já editou 7 (sete) Renabravas. São elas:
- Execução de serviços de limpeza e Higienização de sistemas de distribuição de ar;
- Qualidade do ar interior em Sistemas de condicionamento de ar e ventilação para Conforto;
- Sistemas de condicionamento de ar para conforto térmico;
- Proteção contra congelamento de coletores solares térmicos;
- Guia para Uso e Aplicação dos Fluídos Frigoríficos;
- Guia para inspeção de sistemas de ar condicionado;
- PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle
As RENABRAVA’s podem ser consultadas no site da ABRAVA https://abrava.com.br/normalizacoes/categories/renabravas/