A 23ª edição do Congresso de Tecnologia da FATEC-SP, realizado entre os dias 3 e 6 de outubro, contou com um dia inteiro de programação dedicado ao AVAC-R, com a apresentação de duas palestras sobre inovações para os setores representados e uma mesa-redonda que abordou o tema “Empregabilidade no setor de refrigeração e climatização”.

Já o evento voltado exclusivamente para os setores de refrigeração e ar condicionado foi promovido no dia 6, no Auditório Prof. Wladimir Anversa, justamente na data em que se comemorou o Dia do Tecnólogo.

A programação foi aberta com uma cerimônia com a participação do diretor da FATEC-SP, Prof. Josué de Góis, e representantes da ASHRAE e da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves.

Duas palestras focadas em inovações foram ministradas por renomados profissionais do AVAC-R, o Engº Amaral Gurgel, representante da Chemours e Danfoss, e o diretor de aplicação de projetos da Midea Carrier, Cristiano Brasil.

Um dos pontos altos do evento foi a realização da mesa-redonda que reuniu representantes de entidades e empresas dos setores representados. Entre eles: Amaral Gurgel (Danfoss / Chemours), Augusto Boccia (São Rafael e Diretor do SindratarSP), Carlos Raimo (Trox), Cristiano Brasil (Midea Carrier), Fabiana Rodrigues (Quimital), Fabio Ferreira (SENAI Oscar Rodrigues Alves), Kelvin Cruz (ASHRAE), Marcelo Mesquita (ABRAVA / SINDRATAR-SP), Marcos Santamaria A. Corrêa (Tosi), Mariana Almeida (ASHRAE), Vitória Lopes (Mercato) e Washington Kalleby (ASHRAE). Na abertura  foi apresentado  um vídeo enviado pelo presidente-executivo da ABRAVA, Eng° Arnaldo Basile, ausente por motivo de viagem.

De acordo com Marcelo Mesquita, gerente-geral do SINDRATAR-SP, na ocasião representando também a ABRAVA, o evento trouxe interessantes relatos sobre a pujança dos segmentos, mostrando a importância cada vez maior da refrigeração e da climatização no dia a dia da vida moderna.

“Elas garantem as condições para um mundo melhor, com alimentos frescos, conservação de medicamentos, climatização e qualidade do ar em ambientes fechados, portanto, mais seguros e confortáveis”, enfatizou.

A mesa-redonda debateu pontos importantes, resultando em relatos de participantes que apontaram que as empresas do setor AVAC-R vivem atualmente uma busca intensa de profissionais para atuação nessas áreas, ao mesmo tempo que a procura por cursos também é crescente, a por exemplo da Escola Rodrigues Alves do SENAI no Ipiranga.

Em geral, a instituição apresenta 25 candidatos por vaga no horário noturno e mais de 90% de seus alunos formados conseguem emprego na área já no primeiro ano, após a conclusão dos cursos. Houve relatos interessantes sobre a sinergia entre a mecânica de refrigeração, a automação eletrônica e a eficiência energética com novos fluídos refrigerantes e as inovações sustentáveis, unindo áreas até antes distintas.

“A realização deste evento faz parte de diversas iniciativas de impulsionamentos do Departamento de Tecnologia Mecânica, chefiado pelo Prof. Dr. Marcelo Capuano, que tem por objetivo obter a aprovação da administração do Centro Paula Souza, para o futuro curso de graduação em Tecnologia em Refrigeração e Climatização, que em breve estará disponível na FATEC”.

O evento contou com espaços  da ABRAVA, do SENAI e de empresas do setor com  distribuição de materiais informativos e promocionais aos participantes.