Cerca de 250 profissionais estiveram reunidos no 2º. Seminário PMOC – Entenda a Lei que Obriga a Manutenção de Ar-Condicionado em Edifícios de Uso Coletivo. Organizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) e o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (SINDRATAR-SP), o evento aconteceu no dia 04 de junho, e teve por objetivo disseminar informações sobre a aplicabilidade da Lei 13.589 e as responsabilidades de cada um dos agentes no processo, desde o proprietário, locatário, preposto, contratante e contratado. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile “Mais uma vez um sucesso. Este 2° seminário foi formatado especialmente para empreendedores e usuários de equipamentos e sistemas de ar-condicionado entenderem as razões e as implicações legais para sua operação, manutenção e controle. A primeira edição foi um sucesso e agora repetimos com o mesmo êxito, o que comprova o crescente interesse e busca por informações corretas sobre o tema.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do presidente da ABRAVA, o presidente do SINDRATAR SP Carlos Trombini, o presidente do CREA SP Rodolfo Mori, o vice-presidente do Instituto de Engenharia Marcos Moliterno e Mauri Aroldi, prof e coordenador do Senai Oscar Rodrigues Alves.

Em seu discurso, Basile destacou alguns pontos de ações realizados acerca da Lei do ar-condicionado, falou sobre a atuação da ABRAVA como o fato de todas suas ações serem fundamentadas nos princípios éticos das boas práticas de Governança Corporativa, que exige o mesmo comprometimento empresarial das Empresas Associadas. Reforçou que a ABRAVA tem a missão de promover e incentivar as mais atualizadas inovações tecnológicas e as boas práticas de engenharia de Climatização e Refrigeração, como o foco deste seminário foi para as ações de Empresas de Instalação e Manutenção. Informou que a Associação está finalizando a RENABRAVA N° 7 (Recomendações Normativas da ABRAVA), relacionada especificamente ao PMOC, graças à ação conjunta de seus Departamentos Nacionais de Projetistas e Consultores, Qualidade do Ar de Interiores, Comunicação & Marketing, Departamentos Jurídico e Técnico. Finalizou usando seu jargão dos últimos tempos, AR CONDICIONADO É BOM E FAZ BEM”.

O presidente do SINDRATAR-SP, Carlos Eduardo Trombini, destacou o papel do Sindicato durante o processo de aprovação da Lei 13.589. “Não medimos esforços para que esse projeto virasse lei. Compareceram mais de 250 pessoas neste 2° evento na FIESP. Isso é muito importante, para muitos o sistema de refrigeração, de climatização é pouco conhecido. As pessoas falam de ar condicionado, não falam de climatização. Conseguimos abrir um canal de comunicação, de multiplicação da informação e isso é o mais importante”.

O Seminário contou com palestras do engenheiro Arnaldo Lopes Parra, especialista em PMOC e do eng. Leonardo Cozac, especialista em qualidade do ar interno. A mediação do evento ficou a cargo do eng. Gerson Catapano, presidente do Departamento Nacional de Instalação e Manutenção da ABRAVA que contou com o apoio do diretor jurídico da ABRAVA Paulo Rosenthal.

Para Rosenthal, “as regras do PMOC são claras, uma vez que as Resoluções e demais Normas da ANVISA estão válidas, e não foram revogadas, e, portanto, devem ser seguidas, uma vez dotadas de força de Lei, ou seja, de observância obrigatória. De qualquer forma, a expectativa é de que o Decreto Regulamentador deve ser publicado em breve” finaliza.

Evento contou com patrocínio da Peroy, indústria e Exportação, Star Center, Heating Cooling, Grupo Newset, Linter Filtros Industriais, Conforlab, Trox Technik, Masstin Engenharia e Instalações, Nexo-Ar, Sicflux Brasil, Systemair Traydus, Alfa Soluções Térmicas e Aeris Tecnologia

 

Entidades apoiadoras: Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), Associação Brasileira se Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), Crea-SP, Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Sociedade Internacional de Engenharia Farmacêutica (ISPE), Sociedade Brasileira de Controle e Contaminação (SBCC), Sindicato da Indústria de Instalação Elétrica, Gás, Hidráulica e Sanitária do Estado de São Paulo (Sindinstalação), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo.

 Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA