A aprovação da Lei 13.589/2018, referente ao PMOC, que determina que todos os edifícios públicos e de uso coletivo devem ter o Plano de Operação, Manutenção e Controle  abriu oportunidades para ações conjuntas entre a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado,  Ventilação e Aquecimento e o CREA SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.

Neste contexto, o trabalho em cooperação foi retomado no mês de outubro, dando início às atividades com objetivo de desenvolver um planejamento de ações para 2022 que visa a valorização de profissionais e empresas habilitadas, para os serviços de instalação e manutenção de sistemas de climatização. Neste primeiro momento, estão previstas reuniões quinzenais até dezembro de 2021, quando serão apresentados resultados no CREA-SP em Sessão Plenária.

Para o eng. Arnaldo Lopes Parra, “ O CREA-SP sempre mostrou preocupação e interesse para assuntos ligados à Qualidade do Ar, entendendo que o PMOC é uma atividade que envolve conhecimento especializado, e requer profissionais habilitados. Desta forma, a ABRAVA muito pode contribuir, através de seus representantes e meios de divulgação.

Com ações práticas, o Comitê espera contribuir para a saúde, bem-estar e segurança da população em geral, dado que serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado requer mão de obra especializada, qualificada e habilitada, tanto pela complexidade quanto pelas responsabilidades.  Entre as ações previstas, estão: Revisão do Manual de Fiscalização; Elaboração de Cartilha para distribuição à população; Treinamento para Fiscais e Inspetores; Gestão e sensibilização de Autoridades sobre a importância da Qualidade do Ar na vida cotidiana das pessoas; entre outras. 

 

O Comitê é formado pelos Profissionais:

Eng. Mec. e Seg. Trab. Arnaldo Lopes Parra – Diretor de Rel. Institucionais da ABRAVA – Coordenador do Comitê;

Eng. Civ. e Eng. Mec. Clóvis Sávio Simões de Paula – Vice-presidente do CREA SP;

Eng. Indl. Mec. Fernando Eugenio Lenzi;

Eng. Mec. e Seg. Trab. Gilmar Vigiodri Godoy;

Eng. Oper. Ref. e Ar Cond. e Seg. Trab. Pasqual Satalino;

Eng. Prod. Met. e Seg. do Trab. Sergio Ricardo Lourenço.