Realizado no dia 23 de outubro o ”4º. Workshop de Comissionamento de Instalações” reuniu cerca de 80 profissionais que atuam direta e indiretamente no setor AVAC-R. Realizado pela ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, e o Building Commissioning Association Brasil – DN BCA Brasil, o evento atingiu seu de objetivo de levar informações e atualizações com foco no tema “Comissionamento de Instalação”, com apresentação de cases e adoção das melhores práticas em comissionamento. O workshop na sede da ABRAVA em São Paulo.

Para o presidente do DN BCA, Fábio Luis Leite Neves “ O evento foi um marco na história do chapter Brasil. Nesta 4ª edição do evento, resolvemos direcionar o mesmo para a área de saúde, onde trouxemos profissionais renomados do setor, para compartilhar cases e experiências com o nosso publico. Atingimos mais uma vez o nosso objetivo, que é dissiminar no meio profissional e nos setores da cadeia produtiva, a ferramenta do comissionamento e os benefícios que o uso da mesma traz aos empreendimentos quando aplicada! ”

O evento teve duração do dia inteiro, na programação, onze palestras foram ministradas por renomados profissionais do setor estiveram à frente de temas, como: Importância do Comissionamento Técnico na área hospitalar – eng° Heitor Akira; Controle de umidade em ambientes Hospitalares – eng° Murilo Leite; Projetos de instalações hospitalares – eng° Salim Lamba Neto; Comparativos de eficiência e comissionamento em empreendimentos existentes – engs. Eduardo Yamada e José Roberto Borsoi; Atualização da NBR 7126 – eng° Mauricio Salomão; ISSO 41000 – Prof. Dr. eng° Moacyr Alves da Graça; Como reduzir e monitorar os custos de operação dos sistemas de ar condicionado – eng° Alex Anderson; Comissionamento de Instalações Hidráulicas – Eng. Maria Isabel Teixeira; Comissionamento Elétrico de uma FPSO – experiência chinesa – eng. Jorge Luis Gennari; Importância do Balanceamento Hidrônico no HVAC – engs. Luis Augusto Pompeu e Marcos Vargas.

 

O evento foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda, que destacou pontos como a importância e os benefícios trazidos pelo comissionamento, aos proprietários e investidores. Com o resultado positivo desta 4ª. edição, o DN BCA já deixou agendado para o primeiro semestre de 2020 a realização do 5º Workshop para o segundo semestre, na Regional ABRAVA Salvador, a confirmar data.

O evento contou com o patrocínio da AAF Flanders, Innovative, Munters e Overtrop. Co-patrocínio FNEC e Solar. E, foi apoiado pela ASHRAE Chapter Brasil, CNCR – Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, FIESP, IBF – Instituto Brasileiro do Frio, SBCC- Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, Sindratar SP e Smacna.

Momento Comunicação