Fiscais da ANVISA receberão da ABRAVA treinamentos para fiscalização de ambientes climatizados artificialmente em 2018!

Assinatura do termo de cooperação técnica entre a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, marca o início da 2ª. fase de treinamento de fiscais focados em fiscalização de ambientes climatizados. Os Departamentos Nacionais da entidade Qualindoor e Manutenção e Instalação são os responsáveis pelos treinamentos, que tem na pauta o curso conceitos básicos de ar-condicionado, legislação, instalação, manutenção, entre outros assuntos. Na agenda determinada pela ANVISA para 2018, agentes de oito Estados serão treinados, são eles: Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina, Vitória, Natal, Sergipe, Recife e Fortaleza.

A confirmação da 2ª.fase de treinamentos foi feita em reunião realizada no mês de dezembro de 2017 na sede da ABRAVA quando os representantes da ANVISA,  Viviane Marques, coordenadora de Infraestrutura e Meio de Transporte em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados – CIPAF/GIMTV  da Gerência de Infraestrutura, Meios de Transporte e Viajantes em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e Olavo Ossamu Inoue , Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária se reuniram com o presidente da ABRAVA , Arnaldo Basile,  os engenheiros Leonardo Cozac e Eduardo Brunacci do Quanlindoor, Arnaldo Lopes Parra consultor ABRAVA, e também a secretária do Qualindoor Michelle Sugisawa.

Para o presidente da ABRAVA, o eng. Arnaldo Basile “ Com esse acordo, a ABRAVA reforça sua posição junto às autoridades sanitárias, como a Entidade Brasileira de referência das boas práticas e atualização tecnológica em climatização de ambientes”.

Das 27 unidades da ANVISA, em 2017, seis unidades receberam o treinamento e cerca de 80 fiscais foram treinados em 2017. Para 2018, estima-se que mais de 100 agentes serão treinados.  O objetivo da ação é treinar fiscais lotados em Portos, Aeroportos e Fronteiras, além de, climatização em aeronaves e embarcações (navios).

Para Viviane Marques, da ANVISA, ” A parceria com a Abrava foi bastante positiva em 2017, no sentido de disponibilizar instrutores altamente especializados para capacitação dos profissionais da vigilância sanitária. Do ponto de vista da vigilância sanitária, a capacitação quanto aos conceitos básicos dos sistemas de climatização, qualidade do ar e manutenção qualifica tecnicamente a atividade de fiscalização realizada”.

Na programação dos cursos a serem ministrados pelos engenheiros Leonardo Cozac e Arnaldo Lopes Parra, conceitos básicos de ar-condicionado, instalação, manutenção, renovação do ar, qualidade do ar interno, normas e legislação, inspeção técnica do ar-condicionado inloco. Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br.

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA