Durante reunião que aconteceu em Orlando no dia 02 de fevereiro de 2020, foi assinado um novo memorando de entendimentos entre a ABRAVA e a AHRI. A reunião contou com a presença do eng° Arnaldo Basile (presidente da ABRAVA), eng° Samoel Vieira de Souza (Diretor de Relações Internacionais da ABRAVA), Stephen Yurek (Presidente e CEO da AHRI) e Michael La Giglia (Diretor de Relações Internacionais da AHRI).

Para o eng° Arnaldo Basile, “O estabelecimento deste acordo tem um valor inestimável, não somente para nossa Associação, mas para todo o Setor. Isto comprova o quanto a ABRAVA, uma das “top 10” maiores e mais representativas associações mundiais, é reconhecida internacionalmente, fruto do trabalho desenvolvido por muitos anos, com muito zelo e dedicação.”

Este novo memorando de entendimentos (MoU), teve origem em reunião realizada no dia 12 de setembro, em São Paulo durante a FEBRAVA 2019. Na ocasião estiveram presentes, além dos representantes da AHRI e da ABRAVA já mencionados, representantes dos Departamentos Nacionais de Ar Condicionado Central e Residencial da ABRAVA, entre eles: Luciano Marcato (Daikin); Mauro Apor (LG); Cristiano Brasil (Midea Carrier); Toshio Murakami ( Midea Carrier); João Paulo (Midea Carrier); Luiz Moura (Trane); Gerson Robaina (JCI-Hitachi); João Antoniolli (JCI); e Ademilson Xavier (JCI – Hitachi).

Ainda durante a reunião em setembro de 2019, foram debatidas as necessidades dos fabricantes de setor AVAC-R e as experiências da AHRI na solução destas mesmas necessidades,  surgindo assim,  a ideia do desenvolvimento de um novo MoU AHRI-ABRAVA que permitisse o intercâmbio de conhecimentos e de tecnologias por ambas as entidades, sem nenhum compromisso financeiro de ambas as partes.

O engº Samoel destaca que “Este novo acordo, complementa os anteriores, lançando um olhar mais focado em temas atuais como Eficiência Energética e a substituição dos HCFCs e HFCs, sendo este último tema, uma das mais sensíveis preocupações globais. O novo acordo representa um dos trabalhos da ABRAVA na busca de soluções atualizadas, visando o aperfeiçoamento do associado e de todo o setor”.

Com a assinatura do acordo entre as duas associações, fica a missão de:

  • Promover o uso de produtos de qualidade HVACR e de aquecimento de água com desempenho comprovado de eficiência energética no mercado brasileiro;
  • Minimizar os riscos da introdução de refrigerantes inflamáveis no Brasil para garantir uma transição segura de refrigerante;
  • Educar as partes interessadas sobre como as metas ambientais e de eficiência energética acima estão intrinsecamente vinculadas e serão alcançadas ao mesmo; tempo em que criam empregos e apoiam o crescimento econômico no Brasil;
  • Alavancar o estreito relacionamento dos EUA e Brasil em relação à harmonização regulatória em iniciativas como – Diálogo Comercial no Brasil para alcançar os objetivos acima.

Entre as metas definida pela parceria estão: Promoção do desempenho da eficiência energética; promoção de uma transição do uso de fluido refrigerante segura; e, melhora na comunicação entre as associações e o setor HVAC-R.

Momento Comunicação