Os dias 17 e 19 de novembro marcam um novo ciclo de parcerias para a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento em prol ao setor AVAC-R, que no dia 17 se reuniu com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), e no dia 19 com Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). A pauta foi comum aos dois encontros, tendo em vista que uma das missões da Associação é o desenvolvimento sustentável dos quatro setores representados.
Para o Eg. Arnaldo Basile, Presidente Executivo da ABRAVA, “somos uma Associação de Empresas, cujas estruturas organizacionais são constituídas de diferentes categorias e níveis profissionais. Portanto é mais do que legítimo estabelecermos conexões com as entidades que os representam. Com a aproximação dessas entidades, nossa agenda ficou mais robusta e nossa representatividade mais fortalecida. Esses efeitos são inicialmente constatados pela maneira como a ABRAVA é recebida e citada nessas reuniões”.
Na reunião do dia 17 de novembro com o CRT-SP foram discutidas possibilidades de iniciativas conjuntas voltadas aos Técnicos Industriais que trabalham no setor AVAC-R, principalmente quanto às ações de incentivo ao empreendedorismo. A ABRAVA levou para o encontro a informação da criação da nova categoria de associados a de Microempreendedor Individual (MEI), e destacou que um dos critérios para que o profissional MEI tenha acesso aos benefícios de ser associado da ABRAVA é o registro no Conselho Técnico. A reunião aconteceu na sede do CRT-SP e contou com a participação de representantes das duas entidades: ABRAVA – o Presidente Arnaldo Basile e o Diretor de Relações Institucionais o Eng° Arnaldo Parra; e, CRT-SP o Presidente Gilberto Takao Sakamoto, a Assessora de Marketing e Inovação Fabiana Herculano Moraes, e do Assessor de Projetos Especiais Adalto Pinto.
“Nós estamos trabalhando dentro do mesmo propósito”, disse o presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto, com uma percepção produtiva dessa primeira reunião realizada entre as entidades.
Na pauta do encontro do dia 19 de novembro, realizado na sede do CREA-SP, o objetivo foi de chancelar o apoio da ABRAVA à nova gestão do presidente o Eng° Telecom Vinícius Marchese Marinelli frente ao Crea-SP e agradecer a ajuda dada pela sua gestão no que diz respeito à Lei 13.589/2018 – Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização (PMOC), que trata da manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes. Na ocasião, foi apresentado ao CREA os dois principais eventos da entidade para o ano de 2021: a 22ª Edição da Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Tratamento do Ar e da Água, a Febrava, e o XVII CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, além da abordagem de outros assuntos pertinentes às duas instituições.
O presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese Marinelli enfatizou a importância da atuação das entidades de classe para o trabalho do Crea-SP e saudou o empreendedorismo da ABRAVA. “É sempre animador ver uma entidade como a ABRAVA, a despeito de tudo, manter um calendário de atividades em prol do setor em que atua”, destacou.
Participaram da reunião, além dos presidentes da ABRAVA e do CREA, o Diretor de Relações Institucionais da ABRAVA e Coordenador do GT PMOC do CREA-SP – Eng. Arnaldo L. Parra.
Para o Eng° Arnaldo Parra a oportunidade de traçar objetivos comuns com as Entidades de Classe Profissionais, é extremamente importante para o aprimoramento dos serviços e produtos ofertados no mercado. Nosso principal objetivo é trazer cada vez mais qualificações para os trabalhadores do setor, e o incentivo do CREA-SP e agora do CFT, de modo geral, contribui para o aperfeiçoamento da mão de obra em todos os seus níveis.