No dia 07 de janeiro, os representantes da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – Engenheiros Arnaldo Parra e Leonardo Cozac realizaram um treinamento para a equipe de Vigilância Sanitária (VISA) da Prefeitura de Sorocaba. A capacitação se deu sobre a fiscalização e análise do Plano de Manutenção Operação e Controle de Sistemas de Ar-Condicionado (PMOC), focado no embasamento técnico, dado por meio das Normas ABNT atuais, e a devida sustentação jurídica por meio das Leis 13.589/18, que completou dois anos neste mês de janeiro, a Portaria 3.523/98, dentre outras.
De acordo com o Eng. Arnaldo Parra, “A prefeitura de Sorocaba está de parabéns, por contar com uma equipe tão entusiasmada, e interessada pelos aspectos técnicos e legais do PMOC, cientes de que a Qualidade do Ar de Interiores é extremamente importante para a manutenção da saúde das pessoas”.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Marília de Oliveira e Silva, esse treinamento fortalece a missão da Visa de proteger e promover saúde à população e a defesa da vida. “É de extrema importância que nossos inspetores se mantenham atualizados sobre assuntos como esse, para proteger as pessoas de possíveis riscos à saúde. A capacitação reflete de forma positiva para que cada inspeção seja feita com mais rigidez e qualidade “, explica.
De acordo com os representantes da ABRAVA a responsabilidade Técnica pelo PMOC foi um dos pontos mais discutido e esclarecido, com a apresentação dos níveis de atuação de todos os profissionais do mercado, tais como Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros. As atribuições legais dos profissionais que estão aptos a interpretar e demandar ações sobre contaminação microbiológica e contaminação química, também foram foco de questionamentos.
Para o Eng. Leonardo Cozac, “Foi satisfatória a nossa participação, percebemos que o debate foi esclarecedor, e que a Fiscalização está muito ciente de suas responsabilidades perante a Saúde Pública, e a preocupação é constante com o bem-estar da população”.
Redação – Momento Comunicação e Assessoria de imprensa Prefeitura de Sorocaba.