No dia 31 de outubro, a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento recebeu a comitiva da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo para a reunião da Câmara Ambiental dos setores de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Na ocasião, foi assinado o Acordo SP, que lança a coalização “Empresas com Ações Climáticas” e planos de redução de emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa até 2030, o principal objetivo é estimular a adoção ou ampliação do setor privado às práticas sustentáveis na redução de gases que causam o efeito estufa.

Para o Presidente Executivo da ABRAVA, o eng° Arnaldo Basile, “Sentimo-nos honrados ao aderirmos o Acordo São Paulo. Uma das frentes da atuação da ABRAVA é a Sustentabilidade. Afirmo que faremos a nossa parte, estimulando nossos associados a aderirem ao acordo, pois acredito que o setor AVAC-R tem muitos exemplos de aplicação das Boas Práticas da Engenharia focados em sustentabilidade, e, que com certeza contemplam o escopo do Acordo coordenado pela Cetesb”.

Cerca de 30 profissionais das duas organizações estiveram reunidos na reunião. O Encontro da ABRAVA com a CETESB foi marcado pela presença da Dra. Patrícia Iglesias, nova presidente da Companhia Ambiental, que discorreu sobre o Acordo SP, conduzido pela CETESB em nome do Estado de São Paulo.

O Acordo SP prevê que todos que aderirem ao acordo apresente uma estimativa de redução de emissão, sequestro de carbono e/ou emissões evitadas de gases de efeito estufa até 2030.  Os aderentes ao Acordo de SP serão reconhecidos pelo Governo do Estado de São Paulo como membros de uma comunidade de líderes em mudanças climáticas, com oportunidades para troca de informações entre as partes e divulgação com apoio técnico governamental.

A adesão ao Acordo SP permitirá identificar as entidades líderes nas estratégias para enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e apoiará o Governo do Estado de São Paulo no estabelecimento de ações climáticas que visem tanto à proteção ambiental quanto à melhoria da competitividade das empresas e Municípios situados no território paulista.

Confira os termos de adesão do Acordo SP aqui

Para mais informações sobre o acordo enviar um email para acordo2030_cetesb@sp.gov.br.

Mais informações sobre a ABRAVA e Câmara no www.abrava.com.br , (11) 3361.7266.

 

Momento Comunicação