Preocupado com a pandemia do Coronavírus, o Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo, Agrícola, Ônibus e Outros da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento dá dicas de como fazer bom uso do ar condicionado automotivo durante à Pandemia.

O presidente do Dn Automotivo, Sérgio Eugênio, especialista em ar condicionado automotivo, destaca que ” Neste momento de dúvidas sobre o uso de ar condicionado em veículos de transporte, ressalto que é muito mais seguro manter limpo e em condições adequadas de uso, do que deixar as janelas abertas, expondo os ocupantes ao ar externo com alto risco de complicações respiratórias, como o Covid 19″

O ar condicionado em veículos de transportes é um acessório que hoje em dia tem forte presença quando o assunto é mobilidade urbana. Haja vista, a sua utilização em larga escala nos meios de transportes de forma geral, pois propicia além de conforto térmico, qualidade do ar e preservação da saúde de seus ocupantes.

Ar condicionado é bom e faz bem, desde que, utilizado dentro de suas condições de uso, obedecendo aos cuidados previstos relacionados à manutenção periódica e preventiva.

Como se sabe, os veículos de transportes são fontes de contaminação, pois seus ocupantes, ou seja,  as pessoas são potenciais acumuladores de contaminantes, que quando adentram os veículos levam fungos e bactérias para o seu interior, como por exemplo, os solados dos calçados que carregam microrganismos vindos da rua, e que ficam instalados nos tapetes.

Outro cuidado a ser observado é com as folhas que caem das árvores, pois muitas vezes acabam depositadas em espaço abertos na parte externa do veículo, entrando posteriormente em decomposição e se transformando em resíduo orgânico, gerando acúmulo na caixa de ar condicionado, desta forma, não permitindo adequada filtragem do ar externo, levando assim, poluentes e contaminantes para o interior do veículos, como o COVID 19.

Diante deste cenário mundial de pandemia, o Departamento de Ar Condicionado Automotivo, Agrícola e Ônibus recomenda algumas ações que podem contribuir com uma boa qualidade do ar, como:

– Verificação mensal do filtro Pólen, este responsável pela filtragem do ar que entra no veículo;

– Substituição do filtro pólen a cada 3 meses;

– Descontaminação e higienização a cada 3 meses do equipamento de ar condicionado do veículo;

– Lavagem semanal dos veículos para evitar o acúmulo de sujeira;

Entretanto, é de responsabilidade de TODOS, proprietário, reparadores, técnicos, engenheiros, mecânicos, frotistas, motoristas de aplicativos, taxistas, entre tantos outros, manter o aparelho de climatização funcionando dentro das especificações determinadas, proporcionando assim, conforto e qualidade sem que haja riscos à saúde dos ocupantes.

O DN da ABRAVA recomenda que os serviços de manutenção e limpeza sejam efetuados por profissionais habilitados e qualificados, com treinamento específico em climatização veicular.

Para mais informações, acompanhe as informações no site da ABRAVA ou por meio do email abrava@abrava.com.br