Ministério do Trabalho acata pleito da ABRAFAC e acaba de incluir a profissão de facility management na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)

 

A ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace) anuncia a inclusão oficial da ocupação de gerente de facility management no mercado de trabalho brasileiro. 

O reconhecimento da profissão na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) pelo Ministério do Trabalho é resultado do esforço conjunto entre o ministério, a ABRAFAC e a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) da Universidade de São Paulo (USP) desde 2018. 

Imprescindível para a consolidação da profissão no país, a CBO é um documento que classifica e descreve todas as profissões, reconhecendo, nomeando e codificando os títulos e respectivas ocupações.

 

Profissão oficialmente reconhecida 

Além disso, com a CBO a profissão de FM passa a ser oficialmente reconhecida no mercado de trabalho e contar com todo o amparo legal. Dividida em famílias de ocupações, a classificação também permite um amplo levantamento das atividades realizadas pelos profissionais. 

“Esta é uma das mais importantes conquistas para o setor de facility managementproperty e workplace”, comemora a presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo. Segundo ela, o resultado é fruto do empenho irrestrito da associação, seu corpo diretivo, conselheiros e associados. 

O apoio da CEBRASSE (Central Brasileira de Serviços) também foi outro fator determinante para o pleito. “Graças a atuação destacada da entidade em Brasília foi levar a solicitação do mercado de FM adiante”, destaca a presidente.

 

Gerente de facility management 

A partir de agora, a ocupação passa a constar na Família Ocupacional – FO 1421, destinada a gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins, com código CBO 1421.40 – Gerente de Facility Management. 

A família de ocupações é composta por: gerente de infraestrutura (facility management); gerente de propriedade (facilty management); gerente de workplace (facility management); profissional de facility management.

 

O que faz um FM 

Muito comum nos EUA e Europa, o profissional de facility management (FM) é responsável por gerenciar a estrutura física e os serviços de facilidades como limpeza, manutenção, segurança, controle de acesso e até mesmo o gerenciamento de ativos em empresas e condomínios. 

Em franca expansão no Brasil, o segmento movimenta mais de R$ 60 bilhões/ano, segundo pesquisa realizada em 2019 pela ABRAFAC em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan. “Com o reconhecimento profissional a expectativa é que a área ganhe ainda mais relevância”, pontua Irimar.

 

Entidade oficial do FM no Brasil 

Fundada em 2004, a ABRAFAC é referência brasileira para o segmento de facility management promovendo o networking entre os profissionais do setor a fim de engajar e estimular a expansão do setor.

Com a atuação destacada em prol da consolidação do setor no país, a ABRAFAC desempenha papel estratégico junto às empresas e profissionais do segmento, norteando as melhores práticas para as novas demandas essenciais ao desenvolvimento econômico.

Saiba mais – www.abrafac.org.br