Lançamento do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI, novas tecnologias, qualidade do ar no mundo, fiscalização, uso do ar-condicionado na pandemia, foram alguns dos temas tratados no evento.

No dia 29 de outubro, o Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interior da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação realizou a V ExpoQualindoor. O objetivo do evento foi a disseminação de informações, conceitos e técnicas aplicadas à Qualidade do Ar Interno, desenvolvidos não apenas no Brasil como em várias partes do mundo e, também, o lançamento do PNQAI do Qualindoor da ABRAVA.

Para Marcelo Munhoz, Presidente do Qualindoor e Sócio da Sicflux, “ Nosso objetivo com a realização da ExpoQualindoor foi alcançado, queríamos chamar a atenção para a importância da conscientização dos empresários e sociedade para a QAI, pois muito se fala da poluição do ar de uma maneira geral, mas internamente nos ambientes a qualidade do ar é um tema bem mais impactante e pouco abordado, e merece atenção e atendimento a legislação para proteger e garantir boa saúde às pessoas”.

A programação da ExpoQualindoor contou com renomados profissionais nacionais e internacionais que atuam na área da Qualidade do Ar, que levaram para o evento em suas palestras experiências em gerenciamento da qualidade do ar em ambientes internos, atualização profissional de normas técnicas, resoluções e legislações e perspectivas em relação ao tema central.

Para o Qualindoor o tema Qualidade do Ar Interno requer uma compreensão do todo, se faz importante uma leitura do conjunto, no que se refere à qualidade e integração de toda a cadeia do ar-condicionado (bons produtos, bom projeto, boa instalação e manutenção rigorosa), para se garantir uma boa QAI, e isso requer informação e capacitação de profissionais, onde a ABRAVA tem papel preponderante.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Qualindoor, que fez um breve relato referente ao escopo de trabalho do departamento, destacando a responsabilidade e importância das ações realizadas em prol ao setor e a Sociedade.

O presidente da ABRAVA, o Eng° Arnaldo Basile enalteceu o trabalho realizado pelo Qualindoor na promoção da saúde e sua ligação a qualidade do ar respirado das pessoas e destacou que “Em especial neste momento de pandemia da COVID19, momento tão delicado onde a responsabilidade e competência técnica para a qualidade do ar mais do que nunca é de extrema importância para a saúde de todos a atuação do departamento é de total relevância para a sociedade ”.

O mediador convidado, o Eng° Arnaldo Lopes Parra deu sequência ao evento que período da manhã, que contou com palestras como a do Prof. Bjarne W. Olesen, da Universidade Técnica da Dinamarca que abordou o tema “Qualidade do Ar Interno no Mundo” destacando dados referentes a um estudo realizado a respeito do combate na transmissão do vírus pelas vias aéreas e a importância da renovação do ar em sistemas de condicionamento de ambientes.

O Eng° Miguel Ferreirós, presidente do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da ABRAVA, levou para o evento o tema “Sistemas de filtragem de partículas em suspensão no ar – conceitos e oportunidades de melhoria”  com destaque para aspectos referentes a concepção do projeto de sistemas de ar-condicionado e a importância da filtragem, assim como, recomendações da ABRAVA.

O Eng° Paulino Pastor Pérez da Ambisalud/ FEDECAI – Federação de Empresas de Qualidade do Ar Interior da Espanha apresentou uma metodologia para uso de indicadores de segurança em QAI proposta desenvolvida na Espanha.

O diretor da divisão da  Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) André Castilho apresentou a nova estrutura do órgão e levou para a ExpoQualindoor o dia-a-dia das atividades de fiscalização de estabelecimentos de uso público coletivo na cidade de São Paulo e a realidade das instalações no que se refere ao cumprimento da legislação e atendimento às exigências para promover um ar saudável aos profissionais e clientes. André destacou que, muito mais que a fiscalização e as multas, que não tem fins arrecadatório e sim educacional. Reforçou que os responsáveis por ambientes comerciais, precisam se conscientizar de que é necessário atender os protocolos de funcionamento. Por este motivo, as vezes a opção de interdição do estabelecimento é o melhor caminho, que com certeza vai atender às necessidades para a volta do funcionamento do ambiente.

O período da tarde foi marcado pelo Lançamento do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno, de autoria do Qualindoor, apresentado pelo Eng. Leonardo Cozac. O objetivo do PNQAI é o desenvolvimento de ações para mobilização da sociedade e à adoção de medidas capazes de promover a qualidade do ar em ambientes internos,  tornando-os saudáveis e mitigando os efeitos nocivos de espaços insalubres que afetam a saúde e capacidade produtiva das pessoas, que provocam queda de desempenho e aumento do absenteísmo. Na ocasião foram apresentadas as dez principais iniciativas previstas junto a entidades e órgãos de várias esferas relacionados ao tema no Brasil, sendo algumas ações já iniciativas PNQAI, no que se refere ao envolvimento de órgãos de governo, programa de capacitação para 2021 e ações de divulgação da importância do tema a sociedade.

Ainda no período da tarde outras quatro  palestras encerraram o evento, são elas: “O que aprendemos com a pandemia em relação à QAI” – Manoel Gameiro/Ecoquest; “Ventilação e Eficiência Energética” – André Zaguetto/ Sicflux;, “Teste de eficiência de equipamentos de purificação de ar” – Robson Petroni/Conforlab e “Sistemas de Ventilação e Purificação de Ar – Como se adaptar a esta nova realidade?” – Fernando Cani/Trox Technik.

O evento foi apoiado por: CNCR – Conselho Nacional de Refrigeração, Climatização e Refrigeração; FEBRAVA; FEI; IBF; SBCC; e SMACNA. E, patrocinado pelas empresas: Conforlab; Ecoquest; Sicflux; e TROX Technik.

Confira o evento na íntegra AQUI

Para informações referentes ao Qualindoor no www.abrava.com.br/departamentos-nacionais/dn-qualindoor-qualidade-do-ar-interno/  ou pelo  email qualindoor@abrava.com.br.