Qualidade do ar no Brasil e no mundo; fiscalização e importância dos registros de inconformidades encontradas nos ambientes; novas tecnologias; e impactos na saúde das pessoas quando considerada a qualidade do ar respirado em ambientes fechados. Estes foram alguns dos aspectos destacados em dois importantes eventos que reuniram renomados especialistas em Belo Horizonte
Tratam-se do “12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno”, que abordou a “Qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde”, e da “8º ExpoQualindoor”, ocasião em que foi realizado o “2º Encontro Nacional de Fiscalização”, um dos pontos altos dos eventos que aconteceram entre os dias 25 e 26 de abril, em Minas Gerais.
Organizados pelo Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento e pelo Chapter Brasil ASHRAE, os eventos reuniram em torno de 300 profissionais, nos dois dos eventos, na sede do CREA-MG.
“A realização conjunta destes dois eventos superou todas as expectativas com público recorde em Belo Horizonte. Foram dois dias de intercâmbio de ideias entre projetistas, fiscais, prestadores de serviços médicos e profissionais que atuam na área de qualidade do ar. Reunimos, em um mesmo fórum, um público multidisciplinar para discutir a qualidade do ar que impacta diretamente a vida de todos diariamente”, afirmou Arthur Aikawa, presidente-eleito para a gestão 2023/2024.
A comissão organizadora do evento considerou ter atingido os objetivos propostos, ao chamar a atenção dos profissionais que atuam em áreas multidisciplinares relacionadas aos cuidados com a qualidade do ar interno respirado em quaisquer tipos de ambientes fechados, com destaque para a área hospitalar.
A programação contou com renomados especialistas e profissionais, que difundiram conhecimentos sobre gerenciamento de ambientes internos, climatizados ou não, tema que ficou em evidência durante a pandemia de Covid-19, entrando definitivamente no radar da sociedade. O sucesso dos eventos refletiu a preocupação com o assunto, e o olhar acentuado para a qualidade do ar respirado em ambientes fechados.
Durante dois dias, 20 palestras estimularam o debate em torno da qualidade do ar interno sob diversos aspectos – fiscalização na prática; case hospitalar do Mater Dei Salvador; atualizações normativas que envolvem normas técnicas, resoluções e legislações vigentes, como a NBR 7256 (a qual estabelece os requisitos mínimos para projeto e execução de instalações de tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde); abordagem específica da Lei nº 13.589/2018 (Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, que obriga todos os edifícios de uso público e coletivo a manter a manutenção dos equipamentos de climatização em dia); perspectivas a respeito da qualidade do ar e a importância do tratamento de águas em sistemas de climatização; e novas tecnologias e aplicações dos setores representados.
“Os dois eventos foram um sucesso, com palestras de altíssimo nível técnico, conseguindo levar informações relevantes, estudos de caso, preocupações e novidades relacionadas à qualidade do ar interno, de forma clara e objetiva, ao público presente, que manteve o interesse e a participação até o último momento”, comentou Thiago Portes, vice-diretor de transferência de tecnologia da ASHRAE Region XII.
O “12º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno”, que tratou do tema “Qualidade do ar em estabelecimentos assistenciais de saúde”, realizado no dia 25 de abril, contou com nove palestras, nacionais e internacionais, que deixaram em evidência aspectos ligados ao tema central do evento.
A cerimônia de abertura contou com a participação e considerações de Marcelo Munhoz (presidente do Qualindoor, que representou o presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile), Karla Jorge Abrahão (ASBEA-MG), Thiago Portes (ASHRAE Brasil), Mário Canale (ASBRAV) e Fernando Lage (Regional ABRAVA-MG).
O evento foi aberto pelo italiano Paolo Tronvile, membro do DL da ASHRAE Itália, que discorreu acerca dos “Sensores de material particulado de baixo custo para aplicações em qualidade do ar interior”. O palestrante enfatizou que todos têm o direito de respirar um ar de qualidade, estimulando, assim, o olhar da sociedade para a população das camadas economicamente menos favorecidas.
A programação contou ainda com as palestras “A NBR 7256 – revisada recentemente”, apresentada pelo Engº. Wili Hoffmann; “Case Mater Dei Salvador – um case de sucesso”, apresentada por três importantes profissionais do AVAC-R – os engenheiros Celso Simões, Mário Sérgio e Thiago Portes; “Tendências normativas em QAI”, com o Engº Arthur Aikawa; “Estudo de projeto em ambientes da saúde”, com o Engº Francisco Pimenta; “Eficiência energética X Norma 7256”, com o Prof. Enio Bandarra; e “O papel dos sistemas de ar no hospital e na segurança do paciente” – Dra Silvana de Barros Ricardo; e “A atuação do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno”, iniciativa que vem ganhando os olhares da sociedade e já conta com mais de 30 organizações signatárias engajadas na causa, ministrada pelo Engº Leonardo Cozac.
Na ocasião, foi lançado o livro “Qualidade do Ar Interno – Uma visão abrangente”, primeira publicação do Qualindoor neste formato. O livro conta com uma coletânea de artigos assinados por renomados profissionais, que têm a qualidade do ar como um dos seus pilares de atuação.
Para Fernando Lage, diretor da Regional Minas Gerais, Para Fernando Lage, diretor da Regional MG, “A realização destes dois eventos aqui em Minas Gerais, eleva a nossa responsabilidade diante da sociedade mineira em questões relacionadas à qualidade do ar interno e seu impacto na saúde das pessoas. A Regional ABRAVA Minas tem trabalho para disseminar informações técnicas e incentivar as boas práticas por meio de qualificação de mão de obra e cumprimento das normas e leis vigentes. E, este foi apenas mais um passo dado em favor dos setores que representamos e toda a sociedade”.
ExpoQualindoor
O segundo dia de evento (26 de abril) contou com a realização da oitava edição da ExpoQualindoor, que abordou a Qualidade do Ar de Interiores sob diferentes aspectos. Paralelamente, foi promovido o “2º Encontro de Fiscalização”, o qual reuniu profissionais da ANVISA, VISA, COVISA, FIOCRUZ e CFQ, vindos de diversas partes do país.
A “8ª ExpoQualindoor” atingiu seu objetivo ao disseminar informações a respeito de novas tecnologias e processos; trocas de experiências em gerenciamento da qualidade do ar em ambientes internos; e atualização profissional em questões como normas técnicas, resoluções e legislações e perspectivas relacionadas ao tema. A programação contou com 12 palestras, e reuniu, em um mesmo fórum, profissionais multidisciplinares, que transmitiram seus conhecimentos aos participantes.
O primeiro painel, dedicado à fiscalização, foi o destaque do evento, contando com as palestras “Novo trâmite da gestão da QAI em BH” (Leandro Esteves – Vigilância Sanitária BH), “Experiências na fiscalização da QAI na cidade de SP” (André Castilho – COVISA), Qualidade do Ar Interno e a transmissão de aerossóis infecciosos” (Dra. Nelzair Vianna – VISA Salvador e FIOCRUZ) e “Fiscalização do PMOC: Forma participativa CREA X Vigilância Sanitária, o case Santa Catarina” (Osny Amaral).
Encontro de Fiscais
O Encontro de Fiscais foi encerrado com a realização de uma mesa-redonda comandada por Arthur Aikawa, com todos os palestrantes, além dos convidados, Mário Canale (presidente da ASBRAV) e de Diego Carvalho (Conselho Federal de Química).
O debate foi considerado um dos pontos altos do evento, pois trouxe à luz questões como o funcionamento da fiscalização na prática e o que é de fato considerado nos processos. Outro aspecto destacado como essencial foi a comunicação com a população e a conscientização a respeito da necessidade de respirar ar com qualidade adequada nos ambientes internos e os impactos na saúde das pessoas, de forma a incentivar denúncias nos órgãos responsáveis, assegurando seus direitos por meio da fiscalização em todos e quaisquer tipos de ambientes fechados.
A segunda parte da programação do período da tarde contou com oito palestras técnicas comerciais, realizadas por especialistas das empresas patrocinadoras, que apresentaram novidades tecnológicas e soluções disponíveis no mercado visando a qualidade do ar interno.
A ocasião ainda foi palco da cerimônia de transição da diretoria gestora do Qualindoor, quando o Engº Marcelo Munhoz passou a presidência para Arthur Aikawa, tendo como vice, Fernando Lage, para a gestão de 2023/2024.
Ainda durante a Expo, foi possível conferir, na área de exposição das empresas patrocinadoras, as últimas novidades em termos de equipamentos e soluções para a área de qualidade do ar.
Apoio e patrocínio
Os eventos contaram com apoio das entidades locais: ABRASIP/MG, ASBEA/MG, FENEMI, ABEMEC-MG, PUC Minas e Treinatec/BH. Além das diversas entidades apoiadoras das ações da ABRAVA, como Sindratar SP, IBF, SMACNA, SBCC, entre outras.
Já o patrocínio das empresas contou com a Categoria Platinum: Allegratec, Conforlab, Daikin, Ecoquest, Indústrias Tosi, LG, Millicare, Sicflux e Trox Techink. E com a Categoria Gold: Klimatix, Midea Carrier, Otam Soler-Palau, Projelmec e Trane.
CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DOS EVENTOS AQUI