Sistemas de climatização sob a ótica do ESG e suas relações com tratamento de águas e qualidade do ar interno é a pauta do seminário que reunirá profissionais multidisciplinares para discussão da temática, de forma que destaque a importância do tratamento de águas e a qualidade do ar respirado em um ambiente fechado com foco em novas tecnologias, boas práticas, e seus impactos. As inscrições estão abertas

Marcada para acontecer no dia 17 de julho, a 2ª Edição do Seminário Nacional de Tratamento de águas e Qualidade do At Interno, tratará do tema “Tratamento de Águas, Qualidade do Ar Interno e suas Tendências relacionadas ao ESG”, sigla em inglês, que representa as áreas ambientais, social e de governança. Organizado pelo Comitê Nacional de Tratamento de Águas da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA e de correalização do SIMMMEFF – Sindicato Empresaria das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas, e de Material Elétrico da Região Metropolitana de Florianópolis, o seminário tem por objetivo destacar a importância do tratamento de águas de sistemas de climatização e a qualidade do ar interno, sob o ponto de vista do impacto na saúde das pessoas. O Seminário está com as inscrições abertas, e acontecerá na sede do SENAI São José, Santa Catarina

Para Charles Domingues, presidente do Comitê de Tratamento de Águas da ABRAVA, “A realização deste evento em Santa Catarina, vem de encontro as necessidades de informações da região para com as atividades relacionadas ao setor AVACR, haja vista abordar temas como programa de tratamento de águas e qualidade do ar interno, são necessários por caminharem juntos.”

“Um programa de tratamento de águas bem formatado ao de encontro das necessidades dos usuários para sistemas de refrigeração, condensação e/ou água gelada, haja vista, tratar de conservação e performance e a busca por retorno sob investimento. Aliado a todos esses contextos, que insere o programa de tratamento de águas e destaca o seu protagonismo dentro do setor AVACR, temos a eficiência energética, uso de produtos ambientalmente corretos, além do incentivo do uso sustentável da água. Chamo ainda à atenção para a integração do Programa de Tratamento de águas para AVACR ao Plano de operação manutenção e controle – PMOC tema relevante que será abordado no seminário”. Finaliza Charles.

A realização da 2ª edição do Seminário confirma a importância das temáticas do tratamento de águas e qualidade do ar interno, não apenas para o setor AVACR (ar-condicionado, ventilação, aquecimento e refrigeração), mas, também para os setores clientes e sociedade.  Para o evento são esperados profissionais que atuam direta e indiretamente com questões que envolvem sistemas de climatização, profissionais das áreas de engenharia, facility management, sustentabilidade, saúde, estudantes, entre outros.

A abordagem do tema tratamento de águas para o setor AVACR, trará para o evento um novo olhar para a importância do programa de tratamento de águas dos sistemas climatizados como ação fundamental para conservação, performance dos equipamentos e retorno sob investimento dos usurários, com vistas para a eficiência energética, sustentabilidade e economia financeira, considerando ainda, a saúde e segurança dos ocupantes de ambientes comerciais.

A importância do tema qualidade do ar interno será destacada no Seminário sob o ponto de vista das novas tecnologias, boas práticas, e o impacto na saúde e segurança das pessoas, que passam em média 9 horas por dia em ambientes fechados, e respiram cerca de 10 mil litros de ar diariamente. Em casos que a qualidade do ar interno não esteja adequada, as pessoas do local estão expostas à vírus, bactérias, ácaros, entre outros aerossóis presentes no ar, que levam a doenças crônicas e problemas respiratórios.

Para a ocasião foram convidados renomados especialistas dos temas em evidência, para a troca de conhecimento técnico e científico, atualização de novas tecnologias e procedimentos das boas práticas focados na instalação, manutenção e operação dos sistemas.

A programação do evento conta com 12 palestras, a serem ministradas por profissionais convidados representantes da ABRAVA, ASBRAV, FIESC, FAPRO e SENAI São José, além de, as empresas patrocinadoras. Ao final das apresentações de cada um dos períodos, será realizada uma mesa-redonda com os painelistas para troca de informações acerca das temáticas abordadas de forma direcionada.

O evento conta com o apoio de órgãos locais FIESC, SENAI São José, ASBRAV e FAPRO. E, por diversas entidades que atuam de forma sinérgica com o setor AVAC-R, além de, importantes empresas patrocinadoras do setor como: Daikin, Hidrodema, Sicflux, e Otam Soler&Palau. E, as copatrocinadoras: CDomingues, Ecolab, Evapco e Trane.

 

Confira a programação, saiba quem estará por lá, e faça sua inscrição neste link ACESSE

 

Momento Comunicação – assessoria de imprensa ABRAVA

Alessandra Lopes