Estabelecimentos assistenciais à saúde precisam ter ambientes saudáveis? Essa foi a tônica do Painel ABRAVA na Hospitalar. Especialistas apresentaram caminhos para implementação e manutenção das condições necessárias para estes tipos de ambientes, como ter o PMOC, um correto projeto de climatização, tratamento das águas dos sistemas, seguir as normas existentes para estes tipos de estabelecimento, entre outros requisitos.

No dia 24 de maio, aconteceu na Hospitalar 2024, o Painel ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, que teve como foco a importância da qualidade do ar interno em ambientes de saúde, sob o tema “Estabelecimentos assistenciais à saúde precisam ter ambientes saudáveis”.  A ocasião, reuniu especialistas que atuam em áreas relacionadas a qualidade do ar em ambientes internos para a disseminação de informações a respeito de diversos aspectos como a qualidade do ar respirado no ambiente, ESG, tratamento de águas, projetos de sistemas de climatização, PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), ventilação e renovação do ar nos ambientes.

A programação do painel ABRAVA foi aberta com apresentação institucional, feita pelo Engº Arnaldo Basile, presidente executivo da associação, contou com 5 palestras e uma mesa-redonda, momentos em que foram colocados em evidência aspectos a serem observados no ambiente hospitalar, e os impactos da qualidade do ar interno na saúde dos profissionais que nele atuam, pacientes e seus ocupantes, são eles: Alerta sobre condições ambientais em área de saúde – Engº Paulo Reis (Comitê Nacional – CN de Normas Regulamentadoras e ESG); A relação do tratamento de águas x PMOC – Charles Domingues (CN Tratamento de águas para o setor AVACR); Qualidade do ar interno em ambientes hospitalares  – Arthur Aikawa (DN Qualindoor); Projetos AVACR em hospitais e a mitigação da contaminação cruzada  – Engº Francisco Pimenta (DN Projetistas e Consultores); e, O papel da renovação , filtragem e difusão do ar para controle de contaminação – Carlos Santos e Plínio Rafael (DN Ventilação). O evento contou ainda com a mediação do Engº Arnaldo Parra, diretor da ABRAVA.

Durante a mesa-redonda, diversos assuntos chamaram à atenção dos participantes, ficando em evidência a essencialidade da qualidade do ar interno em ambientes médicos hospitalares, focado na saúde e segurança das pessoas que nestes ambientes circulam, como o cumprimento do PMOC, o exercício das boas práticas relacionadas ao sistema de climatização, o rigor com as normas existentes, todas elas ações em prol não apenas aos pacientes e seus acompanhantes, mas, para todos os colaboradores que permanecem nestes tipos de ambientes durante toda sua jornada de trabalho.