Nova diretoria do DN Ventilação e Distribuição deAr da ABRAVA assume para biênio 2023-2025

Eduardo Brunacci (Armec) e Carlos Santos Junior (Sicflux) assumiram a presidência e a vice, respectivamente, do DN Ventilação e Distribuição de Ar da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

“Nosso compromisso é dar continuidade às ações já desenvolvidas pelo DN, como as questões de qualificação de mão de obra, por meio de cursos e da disseminação de informações em eventos e webinars”, detalha Brunacci, enfatizando que o principal objetivo desta nova diretoria é reiterar a importância do papel da ventilação nos processos de climatização e refrigeração.

Na pauta da nova gestão estão previstas ações como:

  • Ser porta-voz em discussões e na disseminação de informações sobre ventilação no mercado e na sociedade, com o objetivo de garantir a adoção de boas práticas de fabricação, projetos e instalações;
  • Ser interlocutor de ações pelos interesses comuns do setor, como mapeamento do mercado, normalizações, tendências e estatísticas;
  • Estabelecer fóruns de conversas com instaladoras, fabricantes de sistemas de despoeiramento, ventilação evaporativa, distribuição e difusão de ar, coifas e lavadores de ar, todos eles, segmentos que compõem um sistema de ventilação do início ao fim;
  • Atuar na qualificação de profissionais do setor;
  • Ampliar o número de empresas participantes do DN.

O DN deseja também disseminar ao mercado informações sobre a essencialidade dos sistemas de ar-condicionado, refrigeração e aquecimento, sejam eles, simples ou complexos.

“A busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias também está presente no segmento de ventilação, e vale ressaltar que elas são determinantes para a efetividade de qualquer sistema”, complementa o novo presidente do DN.

À frente da diretoria no biênio 2023-2025, o executivo destaca ainda que o segmento de ventilação é a solução de alguns problemas que podem ser resolvidos apenas com a utilização de ventiladores, a exemplo do controle de calor e fumaça (pressurização de escadas e extração de fumaça), exaustão de cozinhas e churrasqueiras, ventilação de garagens e subsolos e exaustão de banheiros. “Apenas a movimentação do ar pode garantir a solução desejada”, salienta Brunacci.

O Departamento Nacional de Ventilação e Distribuição de Ar é formado por representantes de empresas projetistas, fabricantes, mantenedoras e instaladoras do segmento de ventilação e distribuição de ar, e reúne-se periodicamente.

Mais informações, entre em contato pelo e-mail abrava.dnventilacao@abrava.com.br.