No dia 14 de dezembro, a ABNT lançou a Norma ABNT PR (práticas recomendáveis) 2030 – Ambiental, Social e Governança – ESG “Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”. O evento reuniu diversas lideranças que contribuíram com o desenvolvimento da norma, entre elas, a ABRAVA. A abertura do evento contou com as considerações do presidente da CIESP  e VP da FIESP, Rafael Cervone e do presidente da ABNT, Mário William Esper. O evento aconteceu na sede da FIESP em São Paulo.

O presidente da ABRAVA Engº Arnaldo Basile, marcou presença no evento “A publicação desta normativa no Brasil permite um melhor entendimento do ponto de vista  ambiental, social e de governança, nos apresentando novas perspectivas que apontam não só uma mudança cultural, mas também o formato na operação geral de uma empresa. O ESG deixou de ser assunto de ambientalista e mantém foco na economia. A crescente demanda por transparência nos negócios indica tendências no mercado financeiro, no que tange a sustentabilidade do negócio, ou seja, própria governança, e não apenas sob a ótica do meio ambiente. E, a questão social que engloba aspectos como a inclusão de pessoas, de maneira mais ampla, considerando até a atuação comunitária em sociedade.

 

A programação do evento contou com a explanação da norma, que foi apresentada por Cláudio Guerreiro, gerente de normalização nacional da ABNT. O evento foi encerrado com a realização de uma mesa de debate que reuniu alguns profissionais que contribuíram com a elaboração da norma, e que debateram acerca do tema “A importância da ABNT PR 2030 para o país e seu impacto na economia brasileira. O evento pode ser conferido no canal do Youtube da ABNT Acesse https://www.youtube.com/watch?v=wzTu_sMzboc

Sobre a Norma – autoria da assessoria do SECOVI

A Norma inédita fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO, alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização.

O documento apresenta os critérios mais relevantes, segmentados pelos eixos ambiental, social e de governança, apoiando a organização na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG. Estabelece ainda, modelo de avaliação e direcionamento, composto por escala de cinco níveis evolutivos, que permite à organização identificar seu estágio de maturidade em relação a um determinado critério ambiental, social ou de governança e estabelecer metas de evolução.

A Norma é aplicável a todos os tipos de organizações, compreendendo empresas privadas ou públicas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente do porte e área de atuação.

“Os aspectos ESG estão cada vez mais sendo considerados por agências de rating e outros stakeholders e, consequentemente, afetando o potencial de ganho dos investidores”, destaca o presidente da ABNT, Mario William Esper.

A Prática Recomendada foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) e estará disponível no ABNT Catalógo, logo após o lançamento.