Disseminação de informações, eventos, normalização, qualificação, novas parcerias, entre outros assuntos, foram alguns dos temas destacados na última reunião-geral dos Departamentos Nacionais e Comitês da ABRAVA em 2022

O cronograma com as pautas e ações da ABRAVA para 2023 foi debatido e consolidado em reunião-geral dos Departamentos e Comitês Nacionais da entidade, realizada de forma híbrida – presencialmente e online –, em 8 de dezembro.

Promovido na sede da entidade, em São Paulo, o encontro reuniu mais de 20 lideranças, formadas por representantes de empresas do AVAC-R e profissionais voluntários gestores dos grupos que atuam no dia a dia em favor dos setores representados.

Na pauta, o balanço das atividades realizadas no ano, os desafios e as dificuldades enfrentadas e o planejamento de ações para 2023.

“A principal característica organizacional da ABRAVA está em seus 14 Departamentos Nacionais e cinco Comitês. Esta configuração tem garantido, há décadas, o êxito operacional e a legítima representatividade da nossa entidade”, ponderou o presidente-executivo Eng. Arnaldo Basile.

A reunião-geral dos DNs e Comitês contou com o compartilhamento e a atualização das ações desenvolvidas – concluídas, em execução e/ou futuras.

Foram discutidas, também, estratégias de acordo com as suas necessidades de cada DN para a representatividade que se almeja, além de promover a identificação de possíveis ajustes no planejamento e a proposição de novas ações a serem desenvolvidas em 2023.

A programação se deu em dois períodos. A pauta da manhã foi dedicada à atuação dos Comitês e de seus representantes:

Comitê de Mulheres da ABRAVA – Gestora: Juliana Reinhardt (Trane Technologies), representando a presidente Priscila Baioco (Armacell).

Comitê ABNT – CB-055 – Gestor: Eng. Oswaldo Bueno (O. Bueno Engenharia)

Comitê das Normas Regulatórias – Presidente: Eng. Paulo Américo dos Reis (VL Indústria)

Comitê de Eficiência Energética – Presidente: Eng. Luciano Marcato (Daikin Brasil)

Comitê de Tratamento de Águas – Presidente: Charles Domingues (C. Domingues Consultoria)

A reunião foi retomada à tarde, período dedicado às lideranças dos DNs:

DN Ar Condicionado – Presidente: Matheus Lemes (Trane Technologies)

DN Ar Condicionado Automotivo – Presidente: Sérgio Eugênio (Super Ar)

DN Qualindoor – Presidente: Marcelo Munhoz (Sicflux), VP: Arthur Aikawa (Omini-Eletrônica) e past: Leonardo Cozac (Conforlab)

DNPC – Presidente: Francisco Pimenta (Climatizar Engenharia Térmica e Acústica)

DN Ventilação e Distribuição – Presidente: Eduardo Berthomeu (Sicflux) e VP: Dilson Carrera (Powermatic)

DN Automação e Elétrica – Presidente: Paulo Américo dos Reis (VL Indústria)

DN Comércio – Presidente: Toríbio Tolon (Dufrio)

DN Meio Ambiente – Membro: Thiago Pietrobon (Ecosuporte)

DN Refrigeração – Presidente: Renato Majarão (Danfoss)

DN Isolamento – Presidente: Antonio Borsatti (Armacell)

DN Tratamento de Águas – Presidente: Sérgio Belleza (Bellacqua)

O encontro contou ainda com a participação do past-presidente Fued Abdalla, do economista da Associação Guilherme Moreira  e do Dr. Paulo Rosenthal, responsável pelo Departamento Jurídico da ABRAVA.

A próxima reunião-geral está prevista para o segundo trimestre de 2023. Mais informações no e-mail: secretaria@abrava.com.br.