Após 4 anos de intensas interlocuções com parlamentares em Brasília e inúmeras ações de conscientização promovidas junto a setores da Economia Brasileira, em particular à toda a cadeia de valor do Setor AVACR, o texto da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal (PDC 1100/18) foi aprovado na data de ontem, 4 de agosto de 2022, pelo Presidente do Senado Rodrigo Pacheco.

O objetivo desta Emenda é reduzir gradualmente o consumo e a produção mundial dos hidrofluorcarbonetos (HFCs) entre 80% e 85%, para evitar o aumento de 0,4 a 0,5 °C na temperatura média do planeta até 2100. Isso alavancará avanços tecnológicos de equipamentos energeticamente mais eficientes, evitando definitivamente que o mercado consumidor brasileiro pudesse tornar-se berço ou destino de aparelhos obsoletos, de baixa eficiência energética e potencialmente poluentes.

Para que o Brasil chegasse ao estágio de País formalmente signatário da Emenda de Kigali, as Entidades que representam os setores com maior protagonismo nessas questões, e que nos últimos meses empreenderam maiores esforços, destacam-se (em ordem alfabética): ABRAVA, AMCHAM, CNI, IDEC, FIESP, Rede Kigali, SINDRATAR-SP.

Ressaltamos ainda, a atuação do Instituto Clima e Sociedade (iCS)  desde sua chegada ao Brasil, e destacamos a imprescindível atuação da Senadora Mara Gabrili, relatora da matéria, distinta conhecedora das ações promovidas pela ABRAVA, e que mais uma vez  atuou democraticamente dando a tão esperada importância à ratificação da emenda de Kigali.

Em nome do Setor AVAC-R, a ABRAVA e o SINDRATAR-SP manifestam seus agradecimentos a todos que se dedicaram para que o Brasil alcançasse este resultado.

CONFIRA O DECRETO

 

CONFIRA O TEXTO  COMPLETO DA REDE KIGALI