Representantes da ABRAVA e da REHVA (Federação das Associações Europeias de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) renovaram a assinatura do Memorando de Entendimentos (MOU), assinado em abril de 2015, durante a realização do XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022) e a assembleia anual da FAIAR (Federação de Associações Ibero-americanas de Ar-condicionado e de Refrigeração).

O acordo tem por objetivo manter e ampliar a cooperação técnica entre os segmentos do AVAC-R do Brasil e da Europa. O MOU apresenta ainda benefícios para os associados da ABRAVA e da REHVA, com a abertura de diversas possibilidades de cooperação no campo técnico entre as duas entidades.

O MOU foi assinado pelo Presidente da ABRAVA, Eng° Arnaldo Basile, pelo presidente da REHVA, Frank Hovorka e como testemunhas o Eng° Celso Simões, Ouvidor ABRAVA, e pelo Engº Manuel Gameiro, past presidente e Membro do Comitê de Educação e Treinamento da REHVA.

Para que sejam cumpridos os objetivos do acordo, foi criado um comitê com representantes de ambas as organizações e firmado um compromisso para a formação de grupos de trabalho de cada uma das associações envolvidas, para a realização de atividades em comum. Paralelamente, esperam que esta iniciativa positiva e construtiva resulte em avanços tecnológicos em benefício das sociedades.

De acordo com o Eng° Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, “a renovação de acordo de cooperação com a REHVA é a continuidade do compromisso entre ambas as entidades no sentido de fortalecer o exercício das empresas e profissionais do AVACR”

O MOU permite que a ABRAVA tenha livre acesso às publicações técnicas da REHVA, cujo acervo é referência para os setores representados mundialmente. O Memorando estabelece ainda as bases para a cooperação nas áreas de treinamento, certificação e congressos, representando um avanço nas relações entre as cadeias produtivas brasileira e europeia.

Entre os membros da REHVA estão Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Látvia, Lituânia, Moldávia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Reino Unido.

 

Mais informações no www.rehva.eu/member-associations/