O engenheiro Mario William Esper conquistou um novo mandato à frente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ele foi reeleito nesta quinta-feira, 28 de abril, em reunião especial, para mandato de três anos (2023 – 2025).

Para a vice-presidência os associados elegeram Carlos Roberto Petrini, diretor do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A longa experiência de Esper como conselheiro da ABNT foi inspiradora em seu primeiro mandato como presidente do Conselho Deliberativo. Dedicou-se a buscar novas parcerias e, decidido a reconstruir o Foro Nacional de Normalização, estimulou uma nova forma de elaborar documentos normativos com as Práticas Recomendadas (ABNT PR), que tiveram grande relevância no combate à pandemia de covid-19. Com rapidez e didatismo, a iniciativa disseminou orientações essenciais para a indústria e sociedade em geral.

O entusiasmo de Esper levou a ABNT a alcançar maior reconhecimento internacional, ocupando espaços cada vez mais importantes na International Organization for Standardization (ISO) e participando da elaboração de normas apelo global. É o caso da norma de Sistema de Gestão da Qualidade em ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português), que está sendo desenvolvida em parceria com Reino Unido e Canadá, e também da norma de métrica de desmatamento, tema especialmente sensível aos brasileiros.

Com o segundo mandato, outros desafios e conquistas certamente virão.