No dia 12 de abril aconteceu a reunião mensal do Departamento Nacional de Comercio da ABRAVA, ocasião que foi decidida a mudança do escopo de atuação do Departamento Nacional de Comércio, que agrega a partir de agora a área de Distribuição, decisão que tem por base a proximidade entre estes dois segmentos, seja com produtos acabados, ou com insumos para instalações.

A mudança de nome para DN Comércio e Distribuição também ampliará o alcance da entidade aos profissionais do AVAC-R que se identificam com um ou ambos os segmentos.

Com isso, abrirá caminho para promover uma série de iniciativas, como a difusão do conhecimento técnico e gerencial para elevar ainda mais a qualidade da mão de obra que atua no setor, inclusive com a abordagem de temas que impactarão diretamente o mercado do frio, abrindo caminho para criar e discutir ideias.

A alteração do nome traz ainda, na opinião do novo presidente do DN, Toribio Ramão Rolon (DuFrio), efeitos de curto prazo, como a ida de convidados especiais a eventos em que possam falar de assuntos de grande relevância, como economia, concessão de crédito, impostos; no médio prazo, está a reafirmação da defesa da Emenda de Kigali e de novas tecnologias para o setor; e no longo prazo, criar sinergia entre outros DNs para entender os caminhos que o AVAC-R está mirando.

“Hoje, os principais gargalos para os segmentos de Comércio e Distribuição são a falta de mão de obra especializada e de linhas de crédito atrativas”, enfatiza o dirigente, que assumiu para o mandato 2022-23.

Segundo ele, o setor precisa também entender melhor a dinâmica de importações e os impactos externos na nossa economia, “e para se atingir este patamar, precisamos de gente especializada em fazer uma leitura assertiva sobre cada assunto”, admite.

Em consonância com esta nova realidade, o vice-presidente do DN Comércio e Distribuição, Gilson Miranda (JCM Climario), entende que a alteração no DN reforça a missão da ABRAVA, de representar um setor tão importante para a sociedade.

“Somos uma entidade com 60 anos de existência, com forte atuação e crescente relevância para as discussões nos momentos mais importantes do setor. Por isso, é fundamental enviarmos ao mercado uma mensagem de otimismo, transparência e respeito ao nosso compliance”, complementa.

O DN Comércio e Distribuição da ABRAVA se reúne mensalmente com as empresas associadas para dar andamento às ações planejadas. Os interessados em conhecer o escopo de atuação do grupo ou os benefícios ao ser um associado, deve enviar e-mail para secretaria@abrava.com.br.