No dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento lançou durante o webinar a Calculadora de Qualidade do Ar Interno, que mede a qualidade do ar dos ambientes fechados, desenvolvida para promover a saúde e a segurança das pessoas.

O webinar foi mediado por Henrique Cury, membro do Qualindoor e diretor da Ecoquest, e a apresentação do conceito e das especificações da calculadora foi feita pelo Eng° Mário Canale, vice-presidente do Qualindoor e diretor da Aeris Qualidade do Ar.

Como convidado honra o Dr Paulo Saldiva, médico da USP, pesquisador e conselheiro médico do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI destacou sobre a importância da Qualidade do Ar Interno ao longo da história e as enfermidades que poderiam ter sido evitadas caso tivesse dado maior atenção ao tema em menor tempo. Com a atual pandemia não está sendo diferente, e necessita-se elaborar estratégias através da estipulação de parâmetros de qualidade do ar, em que se possa calcular como diferentes medidas impactam numericamente no valor do risco a que se submetem ao frequentarem ambientes confinados, corroborando com a necessidade da atual ferramenta.

Evidências científicas comprovam que a disseminação em massa da Covid-19, está intimamente ligada aos aerossóis infecciosos aerotransportados, situação que  gerou diversas dúvidas, em especial em relação ao ar respirado nos ambientes fechados, e a eficácia de soluções para tratamento e descontaminação do ar, reforçando a necessidade da criação de um mecanismo que relacionasse quais fatores capazes de colocar uma pessoa em risco em tempos de pandemia em meio à tantas inverdades.

Em março, a pandemia ganhou um novo capítulo, com a desobrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados – exceto transporte coletivo e estabelecimentos de saúde – em alguns estados, como São Paulo. Isso tem gerado dúvidas sobre a qualidade do ar respirado e o possível contágio em ambientes internos.

O conceito usado para o desenvolvimento da calculadora tem como referência estudos de  renomados pesquisadores internacionais em transmissão de doenças aerotransportadas,  o embasamento se deu por meio de estudos científicos como do Professor de Engenharia Química e Matemática do MIT, Martin Z. Bazant e do Professor de Matemática, John W. M. Bush, que em conjunto aos seus estudos correlacionados como “Beyond Six Feet: A Guideline to Limit Indoor Airborne Transmission of COVID-19” e “Monitoring carbon dioxide to quantify the risk of indoor airborne transmission of COVID-19”. A calculadora deve ser usada como uma ferramenta de consulta rápida para a checagem da qualidade do ar interno de um determinado ambiente.

A viabilização da Calculadora é mais uma prestação de serviço público promovida pela ABRAVA, ela é gratuita, simples e objetiva, e pode ser utilizada por qualquer pessoa, pois, para o cálculo da QAI de um ambiente, basta inserir informações como, a quantidade de pessoas e seu perfil de ocupação, e as especificações das instalações.

A programação do webinar, contou com a participação do consultor do Qualindoor, o Eng. Carlos Henrique Madeira que destacou como empregar corretamente a calculadora por diferentes públicos, e apresentou dados inéditos do projeto de Qualidade do Ar Segurança e Saúde em evento realizado durante o mês de novembro de 2021 que contou com a aplicação da calculadora hora lançada. Durante sua participação, deixou em evidência  que a calculadora proporciona a criação de alertas e conseguinte elaboração de estratégias para ocupação segura através gerenciamento dos frequentadores, ou mesmo pela adequação das instalações em conformidade às normativas vigentes por profissional devidamente capacitado e habilitado.

A calculadora pode ser utilizada por qualquer usuário que faça uso de um ambiente fechado, ou seja, qualquer pessoa que queira verificar a segurança do ambiente que frequenta, como também se apresenta como ferramenta adicional ao trabalho de profissionais como: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos), profissionais de facility management e projetos (engenheiros, arquitetos, técnicos), podendo ser manuseada por diferentes perfis de profissionais, com  a inclusão de informações básicas ou de valores técnicos no modo avançado, que permite maior nível de detalhamento de dados a ser realizadas por especialistas.

 

A Calculador de Segurança QAI pode ser acessada pelo Link: https://abrava.com.br/calculadora/

 

A íntegra do evento pode ser conferida no Canal do YouTube oficial da ABRAVA