Inspirador, evento reuniu mais de 100 participantes com o mesmo propósito – promover a equidade de gêneros de forma sustentável em toda a cadeia produtiva do frio

Equidade de gênero (salarial e de oportunidades), combate ao preconceito contra as profissionais que atuam no setor, além de valorização e estímulo à presença feminina no mercado do frio, formaram o tripé que sustentou o “III Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R”, realizado em 5 de março pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Promovido como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), o evento aconteceu de forma híbrida, tanto presencialmente no auditório do SEBRAE, na capital paulista, quanto transmitido online. O Encontro também estimulou o networking e a troca de conhecimentos entre os mais de 100 participantes, número que superou as expectativas da organização.

Considerada uma das personalidades mais inspiradoras do AVAC-R, a presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA e gerente nacional de vendas – isolamento da Armacell, Priscila Baioco, deu as boas-vindas ao público, lembrando que, para a formação da programação do evento, foram considerados temas abrangentes e atuais, incluindo um mix de conteúdo técnico, empreendedorismo e informação.

Ainda durante a abertura do Encontro, o presidente da ABRAVA, Eng° Arnaldo Basile, destacou, em seu discurso, a importância do trabalho realizado desde 2020 pelo Comitê, reafirmando mais uma vez o compromisso da ABRAVA com o propósito do grupo.

Docente da FATEC Itaquera e uma das gestoras do Comitê de Mulheres da ABRAVA, a professora Anna Cristina Dias abriu as apresentações com a palestra “A importância das mulheres na Engenharia”. Segundo ela, uma de suas características é nunca ter se conformado com discursos machistas, do tipo: “aqui não é lugar para mulheres”, quando na verdade “elas podem estar em qualquer lugar, onde quiserem”.

Neste contexto, colocou o seu “engenheirês” para fora, apresentando dados e fatos divulgados pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. A entidade tem registradas 196.372 engenheiras, sendo que 9,8% atuam na engenharia mecânica. Em linhas gerais, o mercado viu o crescimento de 42% no número de engenheiras entre 2016 e 2018. A palestrante abordou também as competências e habilidades das mulheres, apontadas em 2018 no World Economic Forum, The Future of Jobs.

Em “Passado e futuro da tecnologia VRF”, Thamyres Almeida, da Johnson Controls-Hitachi, proferiu uma palestra de ordem mais técnica, explicando detalhes sobre os conceitos da tecnologia VRF, incluindo uma linha do tempo para dar uma ampla visão sobre o assunto. Além disso, falou sobre sistema e portfólio VRF e suas aplicações. Outros pontos altos da sua participação foram as passagens em que detalhou os aspectos da eficiência energética dos equipamentos fabricados pela empresa que representa.

Vice-presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA, Joana Canozzi, representante da Emerson do Brasil, se descreveu como uma “engenheira apaixonada pela aplicação de soluções em campo e motivada pela causa da inclusão feminina”. A partir desta visão, contou um pouco sobre a sua vida pessoal e trajetória profissional, enumerando as oportunidades nas empresas por onde passou, a maternidade e a transição de carreira (até pouco tempo atrás era executiva da Chemours), sendo que estes dois últimos fatos se deram durante a pandemia.

Joana destacou ainda o compromisso e a estratégia da Emerson para estimular a diversidade e a inclusão, promovendo o reconhecimento da importância destes temas para o desenvolvimento da sociedade e, consequentemente, dos propósitos da empresa. Neste contexto, destacou aspectos técnicos na palestra “Soluções Emerson para um mundo sustentável”.

Liderança

Abrindo um novo capítulo no Encontro, a empatia e sensibilidade tomaram conta da palestra de Simone Pimenta, diretora de RH da Danfoss. Em “Catalisador de mudança: a Covid-19 revolucionando competências de liderança no mundo corporativo”, ela destacou o papel positivo das lideranças nas adversidades e os desafios impostos no cotidiano empresarial.

Tornar pequenos os grandes problemas exige habilidades, aspecto que pode ser melhorado por meio de processos como o uso adequado de redes sociais no ambiente corporativo, melhorias nas relações de trabalho, diferentes perfis do novo profissional e flexibilidade de capacidades. A gestora finalizou a apresentação com a seguinte reflexão: “Tem gente que vem pra vida de caminhão, e gente que vem de bike. Quem você quer no seu time?”.

Um dos momentos mais esperados foi o painel “Desafios do empresário”, mediado pela gerente de projetos de customer experience da Danfoss, Paula Souza, que também compõe o Comitê de Mulheres. O debate foi valorizado ainda mais com duas convidadas especiais – Angela Faria, representante do SEBRAE e gestora do SEBRAE Delas, e Graciele Davince, sócia-diretora da varejista Eletrofrigor.

Inspirador e esclarecedor, o painel abordou relevantes informações técnicas e operacionais. Angela, por exemplo, destacou as necessidades e oportunidades para os empresários, sejam eles MEI, Eireli, ME, entre outras, além do indispensável suporte do SEBRAE, disponível a quem possa interessar. “Não é arriscar, é calcular riscos”, classificou ela, ao reforçar que tal atitude deve ser tomada pelo empreendedor disposto a crescer de forma sustentável.

A participação de Graciele Davince também foi bastante oportuna para quem tem o hábito de afirmar categoricamente que determinada iniciativa “não dará certo, antes de realizar qualquer tipo de ação”.

A empresária contou sobre sua trajetória profissional e cativou a todos, lembrando do começo da empresa fundada pelo seu pai, um refrigerista “das antigas, do tempo em que a qualificação ainda era medida apenas pelo conhecimento adquirido”, que à época valia mais do que certificados de cursos. Tal realidade foi mudando através dos anos, principalmente para quem desejava representar os grandes players do setor.

Falando ainda em histórias inspiradoras, durante o evento foi transmitido um vídeo que teve como personagem Márcia Munhoz,  que contou a história de fundação da Sicflux em 1992, empresa que hoje tem à frente dos negócios o filho Marcelo Munhoz, presidente do Qualindoor da ABRAVA. Márcia finalizou suas considerações com uma mensagem para todas as mulheres “Não desistam dos seus sonhos, acredite, dará certo”

Em suas considerações finais, Priscila Baioco concluiu que o evento superou todas as expectativas do Comitê, que seguirá promovendo o respeito, a inclusão, as diferenças entre as pessoas e a valorização das mulheres.

“A adesão das empresas na promoção da equidade de gênero, demonstra  que estamos no caminho certo. A sensibilidade com a forma de agir e a criação de incentivos destas empresas, deixam em evidência a aderência ao movimento que estamos apoiando. Esperamos que todas as empresas do setor sigam desenvolvendo e gerando oportunidades para todos. E, para as mulheres, nosso recado é “continuem se qualificando, e cuidando de suas carreiras e negócios por meio do empreendedorismo” finalizou Baioco.

Apoios

O “III Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R” teve participação especial do SEBRAE, parceiro recente da ABRAVA, além do apoio de diversas entidades – IBF – Instituto Brasileiro do Frio, SBCC – Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, SEBRAE, SINDRATAR-SP – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo e SMACNA – The Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National Association.

Houve também o patrocínio de Emerson e Johnson Controls Hitachi– categoria diamante; Bitzer – categoria ouro; e copatrocínio de Armacell, Conforlab, Daikin, Eluma, FEBRAVA, Full Gauge, Gree, Midea Carrier, SamaCursos e Trane.

 

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS AQUI